ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PLR: As ilusões disseminadas pelos sindicalistas pelegos (parte II)

Os sindicalistas traidores querem deixar a categoria de fora das decisões para poder aprovar um acordo de PLR que favorece a empresa

Quando um sindicalista senta de frente com os representantes da empresa, uma lição elementar que qualquer um deveria saber é que ele é a representação da vontade dos trabalhadores. Mas não é bem assim que acontece nas negociações da PLR.

Quando um sindicalista pelegos do PT e do PCdoB entram na sala fechada com os patrões, sua única preocupação é saber o que fazer para satisfazer a vontade do patrão, que são seus colegas de partido, no caso dos Correios. Por isso, uma das ilusões que esses sindicalistas pelegos tentam apresentar para a categoria é a de que é possível conquistar alguma coisa sem mobilização.

Avanços sem nenhuma mobilização

Entre quatro paredes, sindicalistas e representantes patronais podem fazer o que bem entender. Quando o comando de negociação dos trabalhadores está dominado por uma maioria de pelegos e traidores, como era até o ano passado, as reuniões de negociação com a empresa se tornavam um verdadeiro balcão de negócios. Ali, muito sindicalista foi comprado em troca da cabeça do trabalhador, que é sempre o último a saber, o última a falar e o último a decidir.
Foi assim que muitos acordos contra os interesses da categoria foram assinados pelos pelegos do PT e do PCdoB, incluindo várias PLRs, miseráveis, desiguais e cheios de critérios.

Por isso, a tarefa de qualquer sindicalista minimamente comprometido com os interesses dos trabalhadores é mobilizar a categoria. É preciso tomar todas as iniciativas para que a massa dos trabalhadores possam intervir nas negociações. Denúncias, comandos amplos, assembleias, atos públicos, greves, panfletos, cartazes, vídeos etc. Apenas a pressão dos mais de 110 mil trabalhadores dos Correios é capaz de colocar a faca no pescoço da direção da ECT.

A ECT não quer transparência nas negociações para que a categoria não saiba o que ocorre na mesa de negociação. Se o trabalhador assistisse tudo ao vivo, ficaria muito mais complicado para a empresa defender os absurdos contra os trabalhadores que normalmente defende. Ficaria ainda mais difícil pressionar os sindicalistas para aceitar esses absurdos.

Quem defende que as negociações devem ser escondidas, sem a intervenção dos trabalhadores, sem um comando de negociação amplo, sem denúncia do que está sendo proposto pela direção dos Correios são os sindicalistas patronais do PT e do PCdoB/CTB. Isso porque querem ter mantidos os seus interesses particulares que em grande medida são idênticos aos dos seus correligionários que estão do outro lado da mesa de negociação. Nunca é demais lembrar que os negociadores da empresa são justamente do PT e do PCdoB.

Um comentário:

  1. Como a Empresa quer adiantar toda vez pagamento de PLR se ela mesmo não sabe quanto vai ser o lucro do ano que vem? Ela não declara o lucro? A Empresa deu para advinhar os lucros que vai ter a daqui um ano????

    ResponderExcluir