ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 12 de março de 2011

Os Correios estão sendo privatizados em vários países

Tendência internacional
Os Correios estão sendo privatizados em vários países
Trabalhadores dos Correios na Europa também estão sofrendo com a privatização
Apesar das mentiras do governo brasileiro, que tenta convencer os trabalhadores de que não haverá privatização dos Correios, os capitalistas internacionais estão decididos a colocar as mãos nos lucros da empresa estatais que ainda restam.
No Brasil, em 2009, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Cilvil e Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento, atual ministro das Comunicações, estiveram representados pelos seus ministérios em um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado pelo governo Lula, que elaborou um projeto para transformar a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telágrafos) em Correios do Brasil S.A., uma Sociedade Anônima para distribuir os dinheiros público da empresa para os capitalistas em crise.
O projeto ainda não foi colocado em prática, mas abriu caminho para modificações que o atual governo está realizando na empresa. A principal delas é o novo estatuto dos Correios, que está sendo elaborado escondido dos trabalhadores. As partes reveladas desse documento, que o presidente da ECT, Wagner Pinheiro, se recusa a apresentar, já mostram que as mudanças vão ao sentido da privatização, como a permissão da empresa em constituir empresas subsidiárias e em ser sócia acionária em empresas privadas. Além disso, o chamado modelo de gestão da empresa será todo baseado em empresas de capital aberto, o que vai significar o aumento da exploração dos trabalhadores.
As mudanças no estatuto serão adicionadas a negócios que já existem na empresa, como o Banco Postal, que distribui bilhões de dinheiro público aos banqueiros e as franquias, que permitem que empresários lucrem com a exploração de serviços que deveriam ser exclusividade da ECT.
Tudo isso comprova que a privatização dos Correios já é uma realidade e já está acontecendo. As medidas privatizantes que estão sendo tomadas nos Correios brasileiros são as mesmas que estão sendo feitas nos Correios de vários países europeus, como por exemplo, Portugal, França e Inglaterra.
Em fevereiro, sindicalistas desses três países realizaram um protesto no Parlamento Europeu contra o que eles chamam de “liberalização” dos serviços postais, o que significa exatamente a mesma coisa que está acontecendo no Brasil.
Os serviços postais, que são serviços praticados pela empresa estatal, estão sendo jogados nas mãos dos capitalistas para que eles lucrem à custa dos trabalhadores das empresas públicas.
Um sindicalista português declarou: “queremos «tentar travar de fato que a liberalização avance por toda a Europa”. A afirmação revela a tendência geral de privatização dos Correios em todo o mundo. Os capitalistas e especuladores internacionais estão atravessando a maior crise de todos os tempos e precisam atacar os trabalhadores dos países tomando conta do dinheiro “fácil” das empresas públicas.
A fórmula é simples: os abutres internacionais tomam conta da empresa já formada para roubar o dinheiro da população através da privatização. Isso sem contar na qualidade dos serviços que sofrem uma enorme queda.
Os trabalhadores dos Correios estão vendo nos setores as conseqüências da privatização: falta de funcionários, terceirização, excesso de trabalho, demissões, super-exploração. Essa é a tendência internacional e os capitalistas que estão de olho nos Correios europeus também estão colocando as mãos na ECT, considerada uma das principais empresas do mundo no setor.
O governo Dilma Rousseff mente para tentar enganar os trabalhadores e evitar a mobilização contra o roubo que está sendo preparado contra todo o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário