ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Eleições no Sintect-RJ: Chapa 1 (PCdoB) versus chapa 2 (PT): uma é mais patronal que a outra?

Nas eleições para o Sintect-RJ, a empresa apoia diretamente as duas chapas

18 de janeiro de 2013


A chapa 1, composta pela atual diretoria do sindicato do PCdoB/CTB, acusa a chapa 2, composta pelo PT e por uma parte do PCdoB que era da diretoria atual, de ser uma chapa da direção da ECT.

Essa acusação da chapa 1 é tão correta quanto cínica. Correta porque todo mundo sabe que o PT da chapa 2 é parte da direção da empresa, isso não é segredo. Cínica por que também não é segredo para ninguém que o PCdoB, de Ronaldão Bianual e Cia, também é parte da direção da ECT.

Portanto, em primeiro lugar, as duas chapas são igualmente patronais. Nesse sentido, não diferença entre a chapa 1 e a chapa 2. Qualquer uma das duas poderá prestar bons serviços à direção da empresa.

Vejamos mais alguns detalhes: a chapa 2 é formada por Ana Zélia (PCdoB), conhecida como Zélia “Ginsp”, que está lotada no gabinete do diretor regional. A chapa 2 conta ainda com o apoio direto de João Maurício, o “Janjão” (PT), ex-sindicalista que recebeu cargo na direção da empresa no Rio de Janeiro. Outro apoiador conhecido é Manoel Cantoara (PT), ex-secretário-geral da Fentect que ocupa agora o cargo de assessor da presidência da ECT.

A chapa 2, por sua vez, é composta por Ronaldão, o principal defensor e articulador do Acordo Bianual em 2009, que deixou a categoria sem reajuste por dois anos. Na lista de apoiadores da chapa 1 está Luís Eduardo do Ceará, membro do PCdoB, mais um ex-sindicalista que recebeu cargo na empresa, principal mentor do divisionismo, Luís Eduardo foi chefe das negociações das últimas campanhas salariais e PLR. O apoiador e partidário da chapa 1 é o responsável pelos últimos acordos péssimos para a categoria. Isso além de centenas de gerentes, assessores e funcionários de cúpula da empresa que são do PCdoB e apoiam a chapa 1.

Existe ainda outro detalhe que deve ser levado em consideração. Ainda que as duas chapas sejam igualmente patronais, nesse momento, no Rio de Janeiro, a preferencia da empresa é pela chapa 1, do PCdoB/CTB. Não é difícil de saber porque.

Para entender, em primeiro lugar é necessário lembrar que existe um acordo, uma aliança entre o PT e o PCdoB em todos os níveis do governo, incluindo a direção da ECT e dentro do próprio sindicalismo. Portanto, mesmo que haja determinadas contradições entre os dois grupos, eles são fundamentalmente aliados.

O PCdoB é o preferido da direção da empresa apenas porque tem um pouco mais de condições de segurar o movimento dos trabalhadores nos Correios. A divisão colocada em prática pelo PCdoB/CTB no Rio de Janeiro e em São Paulo é a última cartada dos patrões e dos sindicalistas traidores de controlar o movimento sindical, que significa impedir que os sindicatos e a direção de fato do movimento passe definitiva e inteiramente para as mãos da oposição, ou seja, para as mãos dos trabalhadores de base.

Por isso, o trabalhador não deve se iludir. A chapa 1 (PCdoB/CTB) é a chapa da empresa, assim como a chapa 2 (PT). No entanto, há um esforço patronal para manter a divisão e a confusão gerada pelos divisionistas do PCdoB/CTB no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A saída para os trabalhadores dos Correios está colocada: apoiar a chapa 4, a chapa do movimento de oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário