ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Funcionários trabalhando sem repouso semanal

Mais um direito atacado pelos Correios com a ajuda do PCdoB/CTB: A diretoria do Sintet-RJ, que hoje compõe a chapa 1 nas eleições do Rio de Janeiro, abriu caminho para que a ECT passasse por cima dos feriados e finais de semana

5 de janeiro de 2013

Há muito os trabalhadores dos Correios sofrem com as convocações para trabalhar nos finais de semana e feriados. Basta um setor “afundar” – de acordo com o jargão dos funcionários – que os gerentes vem com o papel para os trabalhadores assinarem a convocação.

Está muito longe de serem raros esses momentos, já que é público o grave problema de falta de funcionários e o aumento da carga. Não são raros também os momentos em que os trabalhadores se revoltam com as convocações, que se tornam mais frequentes no final do ano, já que o volume de carga aumenta cerca de três vezes ou mais.

Nesses momentos em que o trabalhador se irrita – com razão – a empresa trata logo de colocar “panos quentes” e dizer que na verdade a convocação é apenas um convite, que ninguém é obrigado a ir. Na prática, todo mundo sabe que convite e apenas uma palavra mais amena do que convocação. Para a chefia, treinada em assediar o trabalhador, o efeito é o mesmo: fazer todo mundo trabalhar igual a um escravo.

No Rio de Janeiro, antes do Natal, os trabalhadores do CTE (Centro de Tratamento de Encomendas ) Benfica ficaram 17 dias sem repouso. Os trabalhadores estavam a ponto de se revoltar, mas novamente a empresa tratou de colocar panos quentes e contou com a ajuda da direção do Sintect-RJ. “Os funcionários não serão convocados para trabalhar neste domingo [dia 23], mas convidados.” (Agência Brasil, 27/12/2012). Ou seja, os funcionários continuaram sem folga e vão continuar até depois do Réveillon, é isso o que significa o acordo do sindicato com a empresa para evitar o protesto dos trabalhadores.

Apenas para não esquecer, o PCdoB, na diretoria do Sintect-RJ e do Sintect-SP, foi o principal responsável pela compensação dos dias da greve de 28 dias de 2011. Naquela ocasião, o PCdoB/CTB de Ronaldão Bianual e Marcos Sant’Aguida mandaram os trabalhadores voltarem ao trabalho pela internet, sem assembleia. Isso custou aos trabalhadores, não só a compensação dos dias da greve nos finais de semana. Em muitos setores, na primeira semana de compensação, a empresa simplesmente ignorou o repouso obrigatório.

Como é possível notar, não é novidade que o PCdoB seja cúmplice da empresa na super-exploração dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário