ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 12 de maio de 2012

PSTU completa dez anos de integração à diretoria “governista” da APEOESP


Enquanto defendem o racha com as organizações sindicais em que perdem espaços e vantagens e a criação de “novas” entidades que lhes assegurem mais cargos e recursos, sob a alegação de que não podem conviver com direções “governistas” do PT, sindicalistas do PSTU completam uma década de convivência harmoniosa com a ultra “governista” direção do maior sindicato do País, que apóia os governos do PSDB e do PT contra os professores 

A micro central sindical criada pelo PSTU, a Conlutas, está neste momento realizando uma desesperada campanha para dividir a organização sindical nacional dos trabalhadores dos correios (a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios – Fentect) e fundar naquela combativa categoria - que nos últimos anos realizou as maiores greves do País e, por conta disso, arrancou reajustes bem superiores aos dos professores que tiveram suas lutas bloqueadas pelas direções sindicais – uma federação anã com alguns poucos sindicatos ligados à Conlutas/PSTU que representam menos de 8% dos trabalhadores da categoria.

Tal e qual o PCdoB

Esta campanha nada tem de original, uma vez que acompanha na categoria o posicionamento do setor mais corrupto e direitista do burocrático movimento sindical da categoria, o PCdoB/CTB que, na direção dos sindicatos dos correios do Rio de Janeiro e São Paulo, anunciaram sua decisão de rachar a federação da categoria.
Isso depois de comandarem – junto com o PT - uma série de traições que fizeram deles os sindicalistas mais odiados pelos trabalhadores, como a assinatura de um acordo bianual (em 2009) quando abriram mão de realizar campanha salarial em 2010 e o encerramento da maior greve das últimas décadas da categoria, no ano passado, sem consultar os trabalhadores e aceitando um acordo que foi rejeitado em todas as 35 assembléias da categoria realizadas em todo o País.
O PCdoB sempre foi contra a unidade dos trabalhadores em qualquer organização que servisse para realizar qualquer luta, não só dos Correios, mas também de um ponto de vista geral, por isso mesmo, foram contra a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na década de 80, quando esta Central agrupou os setores mais combativos da classe trabalhadora do País e canalizou um movimento contra a burocracia sindical ligada à ditadura militar e aos patrões. Os “comunistas” de araque do PCdoB ficaram do lado dos piores inimigos dos trabalhadores e só entraram na CUT (no final da década de 80) quando esta estava dominada por uma burocracia que bloqueou seu desenvolvimento classista e se colocou a serviço de uma política de colaboração com os patrões e seus governos (câmaras setoriais, unidade com a FIESP, burocratização da Central etc. etc.).
Patrocinados pelos patrões e pelo governo do PT a serviço destes, que estimularam a divisão dos trabalhadores oferecendo recursos milionários para os que criassem novas centrais, o PCdoB tratou de criar a “sua” própria “central”, garantindo milhões e muitos cargos para seus sindicalistas “comunistas”, se aproximando cada vez mais dos patrões e dos velhos pelegos (antigos aliados) que comandam a Força Sindical e outras máfias sindicais (com quem acabam de realizar mais uma vez um Primeiro de Maio Unificado); tudo para contribuir com o objetivo patronal de dividir e desorganizar os trabalhadores.
Dando uma cobertura, uma  aparência de “esquerda” a esta política antioperária de dividir os trabalhadores, o PSTU antes mesmo do PCdoB sair da CUT, lançou a campanha de ruptura com a CUT e, inclusive, chegou a chamar o PCdoB para construírem juntos uma “nova central”.
Tal qual o PCdoB, não se cansaram de se aliar à setores ainda mais reacionários do que a burocracia da CUT (da qual fizeram parte por vários anos).
Como no caso da unidade com a Força Sindical para desviar a luta dos metalúrgicos para a Justiça do Trabalho, promovendo a derrota de milhares de demitidos da Embraer e da General Motors.

O caso exemplar da APEOESP

A situação no maior sindicato do País, o dos professores paulistas, não deixa dúvida que o posicionamento do PSTU/Conlutas nada tem a ver com os interesses dos trabalhadores a quem diz defender, mas com os próprios interesses dos seus sindicalistas.
Quando convém a tais dirigentes, quando estes conseguem cargos e vantagens, a unidade com a burocracia é total e não defendem nenhum tipo de ruptura; colocam em primeiro plano a “unidade”, a começar pela unidade da burocracia sindical contra os trabalhadores, quando as melhores oportunidades para conseguir mais cargos e vantagens pode ser conquistada por meio da ruptura e dos rachas, então a divisão é a “saída” por eles apresentada.
Na APEOESP, que tem R$ 60 milhões de orçamento anuais e um dos maiores aparatos sindicais da América Latina a unidade dos sindicalistas do PT e do PCdoB chegou a níveis profundos e indissolúveis.
Travestidos de “oposição”, de “alternativa”, os sindicalistas do PSTU entraram na diretoria “proporcional” da APEOESP há uma década, ocupando cargos importantes (como vice-presidente, secretário de comunicações e outros) e chegando a ocupar (em uma frente com o PSOL e pequenos satélites destes dois partidos) cerca de 40% da diretoria de 120 membros da entidade.
Em todos esses anos, nenhum racha entre esses “combativos” (agrupados na Chapa 2) e a burocracia reacionária do PT e PCdoB (Chapa 1) que conseguiu ajudar o governo do PSDB a promover o maior retrocesso nas condições de vida dos professores paulistas de todos os tempos, como a perda de mais de 50% do poder de compra dos salários.
Pelo contrário, em todas as greves derrotadas e sabotadas pela burocracia, os professores viram a diretoria “unida” contra a mobilização.
Em todos os acordos com o governo do Estado, mesmo aqueles que não foram aprovados pelos professores, como na greve de 2008, quando a presidente da APEOESP, do PT, “Bebel”  e o vice-presidente, do PSTU, “Geraldinho”, assinaram um acordo que permitiu a criação pelo governo de um sistema de demissão (provinhas-guilhotinas) de milhares de professores, a “unidade” PT-PSTU não se abalou.
Disputas parciais só nas eleições, com o acordo de que cada uma das alas da diretoria controlasse e fraudasse o processo nas subsedes sob “sua área de influência”.

E o “governismo”?

O principal pretexto usado pela direção do PSTU para justificar a ruptura de organizações criadas como parte da luta dos trabalhadores, foi e continua sendo a posição “governista” da burocracia que dirige estas entidades.
No caso da APEOESP, o “governismo” da diretoria chegou ao extremo de estabelecer-se, de fato, uma aliança da burocracia sindical com o governo do PSDB contra os professores. A direção do sindicato não se conteve nem mesmo em elogiar publicamente as medidas do governo (como o “acordo quadrianual”, apontado como um “bom começo”) e os próprios chefes do tucanato (a presidente da APEOESP escreveu na Folha de S. Paulo que “não se pode duvidar da vontade do secretário em melhorar a Educação”.
Como os dirigentes do PSTU não perderam ainda, cargos e vantagens, todo este “governismo”, toda esta adesão ao governo tucano, bem como o apoio irrestrito à política anti-educacional do governo do PT não é problema para o PSTU.
Seguem “grudados” na burocracia “governista” da APEOESP, comprovando que este está longe de ser um problema para eles.
Fica claro que se há “governismo” o PSTU é “contra”, desde que os apetites e interesses de seus sindicalistas não estejam satisfeitos.
A superação da política reacionária de todas as alas da burocracia sindical, da direita ou da “esquerda”, é um dos aspectos chaves para o desenvolvimento das tendências de luta presentes no interior da categoria dos professores e em todo o movimento operário.
Desmascarar a fraude do que apresentam como “alternativa” à falência da burocracia uma política de aparência esquerdista, mas que serve de elemento de confusão e divisão dos trabalhadores é uma tarefa fundamental neste momento.
Nas próximas edições, vamos dar seqüência em analisar os fatos e a política o PSTU em seus 10 anos de “governismo” na diretoria da APEOESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário