ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 29 de maio de 2012

PT rachou a Andes: Vamos aplaudir toda as rupturas?


O PT dividiu a Associação Nacional de Docentes e criou outro sindiato de professores universitários 

O PSTU e seus satélites na Conlutas adoram defender a divisão dos trabalhadores, como foi a própria criação da Conlutas, com um argumento que não significa nada do ponto de vista do marxismo e da luta revolucionária: o “governismo”. Para esses esquerdistas pequeno-burgueses seria muito relevante um sindicato ou federação ou central “defender o governo”, independentemente do caráter de classe dela.
A saída da CUT e da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e a criação de federações minúsculas, formadas com uma parte residual da categoria, como estão querendo fazer agora com a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores do Correios) eram sempre justificadas pela terrível palavra “governismo”. Para o PSTU e seus satélites, uma organização sindical tem que ser realmente pura e santificada, ou não serve. Portanto, a melhor coisa a se fazer seria romper e criar uma nova organização, livre desses “governistas” impuros.
Mas será que o PSTU é realmente coerente com sua política divisionista? Vejamos o exemplo da associação de professores universitários.
Há muito tempo, uma aliança do PSTU e do Psol domina a diretoria da Andes-SN (Associação Nacional dos Docentes). Abstraindo o fato de que tanto PSTU como Psol fazem nessa instituição e nos sindicatos ligados a ela um verdadeiro trabalho de contenção do movimento de estudantes, funcionários e professores nas universidades públicas, a ANDES seria um caso bem raro de “pureza antigovernista”, constituindo um dos maiores sindicatos na “pura” Conlutas.
No entanto, os impuros “governistas” do PT parecem ter ouvido as reclamações do PSTU. Com uma manobra, o PT rompeu com a ANDES e formou outro sindicato representando os docentes das Universidades Federais, o Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior).
De acordo com a política do PSTU, manobra do PT respondida da seguinte maneira: o Proifes é bom para a categoria dos docentes.
E então, PSTU, a ANDES melhorou com o racha do PT? Nesse caso, devemos defender a unidade ou o racha? O PSTU “aplaude todas as rupturas” como está fazendo nos Correios com o PCdoB?
Para ser coerente com sua política divisionista, o PSTU deveria agradecer o PT por ter rompido com a ANDES e criado outro sindicato, afinal de contas, agora a Andes está livre dos “governistas”. Ou, no mínimo, a saída dos governistas deveria ter sido indiferente a eles. Mas sabemos que não foi essa a reação do PSTU. Apesar de terem capitulado como sempre fazem para o PT, o PSTU tentou reclamar e acusar o PT pelo racha.
Moral da história: para o PSTU, o que vale é o cargo. Se o PSTU está na direção da entidade, então não importa se há ou não governistas; a categoria deve ficar unida.
Mas se eles estão na oposição, então é preciso criar sua “federação anã”, sua central de mentirinha, enfim, organizações de fachada e dividir os trabalhadores.

2 comentários:

  1. É incrível como a 5ª coluna da CUT, que é o PCO, costuma tentar confundir a cabeça dos desavisados. Ao invés de esclarecer, confunde. Todo o movimento sindical brasileiro sabe que o Proifes foi construído no gabinete do então ministro da educação, Tarso Genro, quando o ANDES (e não a ANDES, como citam os companheiros do PCO) estava na linha de frente da oposição ao governo Lula. O Proifes foi apoiado pela CUT, na tentativa clara de divisão da categoria. E pq afirmamos que o Proifes é divisão da categoria? Atentai, geniais marxistas do PCO. Pq, no processo de criação do Proifes, faltou uma coisa FUNDAMENTAL para a construção de uma alternativa classista: a presença da base exigindo isso. Como afirmamos anteriormente, o Proifes foi criado NO GABINETE DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE OCASIÃO. A criação da FNP ou da FNTC tem respaldo de base, apesar de vcs, ok?
    Um grande abraço e vão cuidar do SINTECT/MG que é o melhor que vcs fazem, hein?

    ResponderExcluir
  2. Até parece que a Federação Anã tem respaldo na base, o Emanuelão Ditadura precisou até assinar escondido... De qualquer maneira, o Proifes, tendo sido criado no gabinete ou não, o fato é que agora a Andes está livre dos "governistas", chegou a hora do PSTU/Conlutas aproveitar essa pureza da Andes..... e fazer e acontecer.... haha até parece.

    ResponderExcluir