ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

domingo, 11 de novembro de 2012

Balanço do movimento sindical da categoria dos Correios


Estão participando da atividade 14 regiões do país representadas na Conferência através de dirigentes e trabalhadores de base.

No primeiro ponto, o balanço do movimento sindical da categoria dos Correios, representantes de diversos estados fizeram uso da palavra.

Falaram representantes do Piauí, Amazonas, Santa Catarina, Goiás, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, diretores de sindicato, trabalhadores de base e membros da coordenação política da Corrente Ecetistas em Luta.

Em todas as análises foram colocado claramente que a situação dentro do movimento sindical da categoria está aberta e favorável para a oposição que saiu vitoriosa no XI Contect.

O primeiro a falar foi o atual secretário-geral Edson Dorta, que apresentou um histórico da luta da categoria, lembrando momentos desde a época em que sequer existiam os sindicatos, passando pelo período de domminação política do PSTU, até os acordos que levaram à dominação do PT e do PCdoB nos maiores sindicatos do país e da Fentect, até o momento atual que abre grandes perspectivas para os setores combativos para retomar as entidades sindicais para as mãos dos trabalhadores.

“Com a eleição de Lula, o PT agrupa o em uma aliança mais firme o PCdoB, através de uma larga distribuição de cargos, fora os do PSTU que também assumem cargos na empresa. PT e PCdoB assumem o controle da Fentect”, disse.

Dorta lembrou que o período de traições foi marcado pela traição de diversos diretores sindicais que assumiram cargo na empresa. “PCCS, saldamento do postalis, bianual, tudo feito em acordo pelo PT/PCdoB e o apoio disfarçado do PSTU”.

Ele explicou que tudo isso criou uma situação insustentável para eles se manterem na Federação. Por isso, agiram violentamente no último período tentando esconder sua falência e impedir o avanço da oposição.

“No Conrep de 2011 expulsaram nossa Corrente, na base da violência física. Depois foi a greve de 28 dias. E toda uma luta ao ponto de o PCdoB em São Paulo e Rio de Janeiro proporem a romper com a Fentect. O que garantiu a composição do bloco que se apresentou no XI Contect contra o setor que dirige hoje a empresa e é governo federal e ganhou o Congresso”.

Edson Dorta finalizou o balanço, afirmando que é necessário fazer o debate e discutir “o desenvolvimento das forças políticas, junto com uma análise do momento atual para fazer avançar a luta da categoria contra os ataques da ECT e dos pelegos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário