ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Natal nos Correios: Muita demagogia na aparência, muita exploração para o trabalhador

 
Todo final do ano é a mesma coisa: enquanto a empresa aparece fazendo demagogia com o natal, os trabalhadores sofrem com o excesso de serviço
 
 
A direção dos Correios iniciou a tradicional campanha de fim de ano, chamada Papai Noel dos Correios. A iniciativa envolve a empresa e seus funcionários com a população. Crianças enviam cartas de Natal e as pessoas dispostas a participar podem escolher presentear uma ou algumas das milhares de cartas recebidas pela ECT.

Com a iniciativa, os Correios querem passar para a sociedade uma imagem de empresa “consciente” que se preocupa com o “social” etc. Os trabalhadores dos Correios não são contra uma inciativa da empresa que envolva seus funcionários com o restante da população do País. O que a categoria contesta, no entanto, é que dentro da empresa, os Correios não tratam seus funcionários conforme deveria ser uma empresa realmente preocupada com o desenvolvimento social e econômico o País.

Se no final do ano a ECT agrada algumas crianças carentes com presentes, o ano todo maltrata seus funcionários com excesso de serviço, perseguições das chefias, muita pressão e salários baixos. Nas greves, a nova moda da direção dos Correios é atacar o direito de luta dos trabalhadores, usando o TST para descontar e compensar os dias de greve.

Na última campanha salarial, a empresa preparou um enorme ataque ao Plano de Saúde da categoria. Se a ECT for bem sucedida em seu objetivo de destruir o convênio médico, isso vai representar um forte rebaixamento salarial e vai deixar inúmeros trabalhadores e suas famílias sem assistência.

É muito bonito a empresa dizer que tem “responsabilidade social”, uma palavrinha que está na moda, mas não mostra isso com os trabalhadores que estão dentro de casa. Os funcionários dos Correios são parte da sociedade e deveriam ser os primeiros a ser bem tratados. Mais ainda porque a ECT é uma empresa estatal e tem por obrigação trazer benefícios para a população brasileira. No entanto, o que se vê é que a empresa está apenas atrás do máximo lucro à custa da exploração cada vez mais desenfreada dos trabalhadores. E ainda há a ironia de que é justamente na época das festas de fim de ano o período de maior serviço nos Correios. Os trabalhadores, que já são explorados, sofrem com um volume de serviço no mínimo três vezes maior.

É por isso que denunciamos que as campanha “sociais” da empresa são mera demagogia, quando os funcionários, que são a parte mais próxima da sociedade dentro da empresa, estão sendo maltratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário