ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Vitória da política independente e combativa nos Correios

Trabalhadores de todo o País estiveram presentes na Conferência, que debateu e aprovou ações para a luta da categoria em nível nacional
No último domingo, dia 11, ocorreu a II Conferência Nacional da Corrente Ecetistas em Luta. Cerca de 100 pessoas de cerca de 20 diferentes bases sindicais dos correios participaram da conferência que tinha como objetivo, além de ampliar e fortalecer a organização independente dos trabalhadores dos Correios nacionalmente, discutir os problemas mais urgentes do movimento da categoria. Representantes das principais bases sindicais estiveram presentes na conferência como Minas Gerais, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Uberaba, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Brasília, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Pará, Roraima e Amazonas e outros.

Os debates duraram o dia todo e os trabalhadores presentes puderam fazer suas intervenções sobre os temas discutidos. Em primeiro lugar, o companheiro Edson Dorta, da coordenação da Corrente Ecetistas em Luta e secretário-geral da Fentect, apresentou um balanço histórico do movimento sindical dos Correios.

Crise da burocracia sindical

Durante o debate sobre a história do movimento dos Correios foi discutido detalhadamente o desenvolvimento da crise da burocracia sindical (PT-PCdoB-PSTU) e a tendência de luta da categoria.

A companheira Anaí Caproni, da coordenação nacional da corrente Ecetistas em Luta e diretora da Fentect, analisou as consequências da crise da burocracia e as tarefas dos trabalhadores combativos a partir de agora. A oposição, constituída dos trabalhadores combativos de base, derrotou os traidores na Fentect. A tarefa agora é organizar os trabalhadores para retornar os sindicatos para os interesses da luta da categoria. A companheira traçou um panorama dos principais sindicatos dirigidos pelo bloco traidor (PT-PCdoB) e a conclusão é a de que em todos eles a burocracia sindical está caindo de podre e é necessário organizar os trabalhadores para derrubar de vez os pelegos.

A luta ecetista é parte da luta geral dos trabalhadores

Após o almoço, o companheiro Rui Costa Pimenta, presidente do PCO e da coordenação nacional da corrente Ecetistas em Luta, apresentou uma análise da situação política nacional e internacional.

A crise econômica e o levante dos trabalhadores em todo o mundo, com destaque para a Europa, deve servir como guia para a ação da categoria. A tendência geral da classe operária internacional é a da luta revolucionária e no Brasil, os trabalhadores dos Correios devem estar à frente dessa luta, como mostraram nas últimas greves.

A crise da direita no País também foi analisada como uma clara tendência à esquerda dos trabalhadores no País. O PT, no entanto, não é alternativa para a classe operária e logo os trabalhadores vão fazer a experiência e romper com esse partido que faz o jogo da direita. Por isso, a tarefa que está colocada é a construção de uma organização independente, classista, combativa e revolucionária dos trabalhadores.

Análise da campanha salarial

O companheiro Henrique Áreas, membro da corrente Ecetistas em Luta e diretor da Fentect, fez um balanço da campanha salarial desse ano. Foi destacada a vitória no congresso da federação, que além de ter dado a maioria para o bloco de oposição, aprovou o Comando de Mobilização e Negociação da Campanha Salarial com um membro por sindicato. Esse fato foi decisivo para acabar com o balcão de negócios que haviam se tornado as campanhas salariais dos Correios, por meio da compre e venda de sindicalistas.

Foi destacado que o divisionismo do PCdoB/CTB, nos dois maiores sindicatos do País (Rio de Janeiro e São Paulo) foi a última cartada da empresa para confundir a categoria e levar a campanha salarial à derrota.

O adiamento da greve pela burocracia sindical, que dividiu os trabalhadores em três, na tentativa da empresa de evitar a greve a qualquer custo. Nesse sentido, foi destacada a importância dos trabalhadores e do sindicato de Minas Gerais e dos trabalhadores do Pará terem iniciado a greve no dia 11 de setembro, conforme previsto no calendário de lutas da Fentect.

O ponto mais importante foi a discussão sobre o rebaixamento da pauta. Ficou muito claro que essa é uma manobra da burocracia sindical para deixar os trabalhadores desmoralizados diante da empresa. A única maneira de garantir as reivindicações da categoria não é abaixando a cabeça para os patrões, mas é organizando a luta e a mobilização. A vitória dos trabalhadores é uma medida de força com a empresa.

Propostas para a luta

Os debates terminaram com a apresentação de propostas políticas para o movimento apresentadas pelo companheiro Robson Gomes, da corrente Ecetistas em Luta e secretário-geral do Sintect-MG. Todos os pontos foram debatidos amplamente pelos trabalhadores presentes.

A partir dessa conferência a corrente Ecetistas em Luta vai iniciar uma série de campanhas para mobilizar a categoria. O que diferencia uma organização verdadeiramente combativa e revolucionária é sua ação e sua luta pelas reivindicações mais sentidas dos trabalhadores.

Ao final, a conclusão que ficou para quem participou da Conferência foi a de que é necessário constituir uma organização de luta, dos trabalhadores combativos na base da categoria. Essa organização é a corrente Ecetistas em Luta, a única organização que em nenhum momento abaixou a bandeira da defesa dos trabalhadores dos Correios. A luta é pela ampliação e fortalecimento da corrente em nível nacional.

Veja algumas das propostas aprovadas pelos trabalhadores presentes na conferência foram:

1. Organização e plano de trabalho
1.1. Organização de núcleos EL em todos os sindicatos; reunião semanal;
1.2. Boletim Nacional – organizar a distribuição em todos os sindicatos;
1.3. Campanha Financeira – ampliar a rifa nacional como base de sustentação da atividade da corrente;
1.4. Realização de um nova Conferência dentro de quatro meses, em março de 2013;
1.5. Campanha para atingir 1000 filiados à corrente em 6 meses, maio de 2013;
1.6. Elaborar uma circular Interna para os filiados;
1.7. Lançamento de uma revista mensal de discussão do problemas dos correios;
1.8. Ampliação da corrente Ecetistas em Luta coma integração de novos setores;
1.9. Organizar uma reunião nacional de mulheres em fevereiro;
2.0 Organizar reuniões Estaduais de mulheres no mês de janeiro;
2.1 Organizacão de um boletim mensal de mulheres;

2. Campanhas
2.1. Serviço Saúde;
2.2. Entrega pela manhã;
2.3. PLR;
2.4. SAP;
2.5. Direito de greve/Fim da intervenção do TST;
2.6. Fora chefes/NEP;
2.7. Fim do atual teste físico o qual impede a contratação de mulheres;
2.8. Abolição das SIDs. Cancelamento de todas as SIDs em andamento; Informação prestada à chefia só com a presença do sindicato;
2.9. Não ao banco de horas. Nenhuma compensação aos dias de greve;
2.10. Sindicato Nacional;

3 – Eleições Sindicais

3.1 Organizar/impulsionar chapas de Ecetistas em Luta, de Oposição Classistas pela Derrota dos sindicalistas pelegos e do Bloco traidor em todo o país;

4 – Acesso às dependências dos Correios pelos dirigentes sindicais para reunião com os trabalhadores sem restrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário