ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lutar já pela entrega pela manhã!


A corrente Ecetistas em Luta vai realizar uma campanha nacional para exigir que os Correios mudem o horário de entrega dos carteiros
Todo mundo já sabe que o Brasil é um país tropical, consequentemente, com raríssimas exceções, todas as regiões brasileiras enfrentam altíssimas temperaturas na maior parte do ano. A única que parece não se importar com essa realidade climática é a direção da ECT, que obriga os carteiros a saírem para a entrega justamente no momento mais quente do dia, geralmente por volta das 12h ou 13h.
Não é preciso dizer que essa situação causa uma série de problemas aos trabalhadores. Trabalhar horas caminhando, carregando peso debaixo do sol quente, é uma verdadeira tortura para o carteiro. Casos de doenças de pele, insolação e desidratação são comuns entre os carteiros.
Diante desse quadro alarmante, a mudança de horário de entrega das correspondências é uma reivindicação antiga da categoria.
Há anos os trabalhadores dos Correios exigem da empresa que a entrega aconteça pela manhã, no horário do dia em que a temperatura é mais amena.
A direção da ECT nunca se interessou em resolver esse problema grave que diz respeito à saúde dos carteiros. Em alguns estados, como no Mato Grosso, a própria Justiça deu ganho de causa em favor da mudança de horário, mas a ECT simplesmente não cumpre.
A empresa não se preocupa em explicar porque resiste em fazer a mudança.
O que ocorre na realidade é que a direção dos Correios acha que vai perder alguma coisa se atender à reivindicação do trabalhador, que tem que ser tratado como escravo. Prova disso são os casos absurdos de companheiros que sofreram com câncer de pele e conseguiram se curar, mas a empresa não quer saber, mandando os trabalhadores de volta para a rua para adoecerem novamente.
A situação é tão grave que o TST, nessa campanha salarial, aprovou uma tímida resolução sobre o problema. A ECT será obrigada a implantar projetos-piloto de entrega pela manhã em três regiões do País.
Ainda que extremamente insuficiente, a decisão do TST mostra que a luta e a insistência dos trabalhadores é o que vai garantir que essa reivindicação seja atendida.
A corrente Ecetistas em Luta, em sua II Conferência Nacional, ocorrida no último dia 11 de novembro, aprovou a realização de uma ampla campanha para exigir que a ECT implante a entrega pela manhã em todas as regiões.
Com a saúde do trabalhador não se brinca. Entregas pela manhã já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário