ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Deputados corruptos aprovam mais uma etapa da MP da privatização

Veja a seguir a matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, mostrando que os políticos burgueses avançaram, com folga, mais uma etapa rumo à privatização dos Correios. A votação das emendas, aprovada com quase o dobro dos votos, só comprova que a "luta" organizada pela burocracia sindical em Brasília não passa de uma enganação para não organizar nenhuma luta efetiva. É evidente, e a votação mais uma vez comprovou isso, que existe um acordo entre a burguesia para entregar mais estatal  para os capitalistas. Turismo em Brasília não vai resolver o problema dos trabalhadores. Apenas uma greve geral pode barrar esse ataque do governo.

 

Câmara derruba emendas contra reestruturação dos Correios

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O plenário da Câmara acabou de concluir a votação de medida provisória que reestrutura os Correios e regula o mercado de etanol no país. Os deputados reprovaram todos os destaques ao texto, abrindo o caminho para as mudanças que ampliarão o campo de atuação dos Correios.

O texto principal da MP foi votado --e aprovado-- na semana passada, quando deputados também derrubaram uma emenda do PSDB que excluía da proposta todo o artigo que tratava dos Correios.

A medida muda o modelo de gestão da empresa. Ela passa a ter o direito de criar subsidiárias, atuar no exterior, adquirir controle ou participação acionária em sociedades empresariais, explorar serviços de logística integrada e financeiros, por exemplo.

A oposição criticou as mudanças, afirmando que era um primeiro passo para a privatização. Mas o plenário acabou rejeitando os dois destaques, um do DEM outro do PPS, que derrubavam a possibilidade de a empresa criar subsidiárias, adquirir o controle acionário ou participar de outras empresas.

ETANOL

A medida provisória também atribui à ANP (Agência Nacional do Petróleo) a fiscalização e regulamentação do setor de etanol, até então classificado como um produto agrícola inserido na matriz energética.

O texto estabelece a possibilidade de redução da mistura de etanol na gasolina em até 18%. Antes da medida, o piso era de 20%.

Atualmente, o etanol é tratado como subproduto agrícola. Para o governo, a medida pode melhorar a regulação e a fiscalização do setor, o que interfere no abastecimento de biocombustíveis e no preço final da gasolina.

A MP segue para o Senado e depois, caso permaneça inalterada, à Presidência da República para sanção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário