ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Privatização dos Correios: presidente da empresa declara que pretende distribuir dinheiro aos capitalistas

Em entrevista para a TV, Wagner Pinheiro deixou clara a intenção com a mudança do Estatuto da ECT

Enquanto a direção da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) se recusa a apresentar uma proposta de reajuste decente aos trabalhadores, o presidente da empresa, Wagner Pinheiro, em entrevista ao canal de televisão Rede TV!, admitiu que a intenção dos Correios é distribuir dinheiro aos capitalistas.
Na entrevista, Pinheiro afirmou que cerca de R$ 300 milhões da empresa poderiam ser destinados ao financiamento do trem bala, que será construída entre Rio de Janeiro e Campinas, trecho pelo qual passa 45% da carga movimentada pela empresa.
O governo Dilma Rousseff, do PT, está leiloando a construção e a concessão do trem bala. Esse leilão é mais um forma de privatização do governo do PT, que vai subsidiar grande parte da obra, distribuindo dinheiro às empreiteiras que pleiteiam os lucros do empreendimento.
O presidente dos Correios afirmou que os Correios poderão ser sócios minoritários da empreiteira que ganhar o leilão. Essa possibilidade é garantida pelas mudanças que estão ocorrendo no Estatuto da ECT, através da Medida Provisória 532, em votação no Congresso Nacional.
A entrada dos Correios em sociedades acionárias vai abrir o caminho para a terceirização em larga escala, já que as empresas, assim como as subsidiárias que poderão ser constituídas pela ECT, poderão contratar mão de obra sem nenhuma necessidade de concurso público.
É necessário que a categoria saiba que o exemplo do trem bala é apenas uma parte da história contada pela direção da empresa. O que não é dito é que assim como pode ser sócia do trem bala, também poderá abrir sociedade com empresas do ramo de logística, transporte e distribuição, inclusive concorrentes dos próprios Correios.
Essa abertura vai significar uma devastação na empresa, que poderá eliminar a esmagadora maioria dos funcionários concursados e trocar por terceirizados. O mecanismo é muito parecido com o que ocorreu com a Petrobras, resultando em um número espantoso de terceirizados: cerca de quatro para cada concursado.
O principal objetivo da terceirização é diminuir o custo da mão-de-obra, pagando menores salários e retirando direitos conquistados pela categoria, com a finalidade de aumentar os lucros dos capitalistas que querem colocar as mãos na empresa.
As intenções do governo do PT-PMDB-PCdoB, com o apoio do PSDB e do DEM, estão claras. Distribuir o dinheiro da ECT, conquistado pelo trabalho dos seus funcionários, aos capitalistas nacionais e internacionais. Enquanto isso, os trabalhadores sofrem nos setores com a falta de funcionários e com dois anos sem aumento salarial, após o acordo bianual de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário