ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Privatização dos aeroportos: um ataque à soberania nacional

Com a execução do primeiro processo de privatização de um aeroporto brasileiro é preciso denunciar os diversos aspectos criminosos desta política promovida por Dilma Rousseff. Um deles diz respeito à perda de controle de um setor estratégico.
O controle dos aeroportos é parte fundamental da soberania nacional, tanto do ponto de vista econômico como militar. No que diz respeito à questão financeira, os aeroportos são um importante meio de entrada e saída de mercadorias. É através deles que passam boa parte dos produtos exportados, por exemplo. Do ponto de vista militar e político, eles são parte fundamental do sistema de comunicação e transportes.
Por isso, o setor tem enorme importância estratégica tanto para a defesa e o controle do território nacional como do ponto de vista econômico. No Brasil, estes fatores são ainda mais relevantes que em outras nações, pois o país possui dimensões continentais. 
No primeiro aeroporto entregue aos capitalistas já existe a participação estrangeira no consórcio vencedor da licitação. Trata-se de uma empresa de outro país semi-colonial, a Argentina.
No entanto, quando a privatização ocorrer nos principais aeroportos do país o caso será mais grave. Os vencedores certamente serão consórcios formados pelas grandes empresas de aviação dos países imperialistas (Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra etc.).
Desta forma, a política do PT tem como conseqüência aumentar o domínio do imperialismo sobre o Brasil e, conseqüentemente, aumentar também a exploração da classe operária pelos capitalistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário