ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fentect - Nota de apoio aos 72 estudantes da USP processados

O ataque aos estudantes da USP é um ataque contra o direito de todos os trabalhadores
 
A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) se solidariza enérgica e incondicionalmente aos 72 estudantes da Universidade de São Paulo que estão sendo processados pelo Ministério Público.

O processo é mais um de uma série de ataques aos movimentos sociais e de luta da população. Entendemos o processo contra os estudantes da USP como uma ameaça contra todos os movimentos de luta e reivindicação. Se os 72 estudantes forem condenados, como quer o Ministério Público, a oito anos de prisão, será aberto um precedente para transformar em crime toda e qualquer mobilização dos trabalhadores e do povo.

A questão é ainda mais grave, já que os estudantes estão sendo processados sem provas e sem individualização dos supostos crimes que teriam cometido. Mais ainda, o processo é uma farsa e fica muito claro que está sendo usado exclusivamente para a perseguição política.

Nós, trabalhadores dos Correios, sabemos que os estudantes da USP e o movimento estudantil em geral, luta por uma universidade pública para todos os trabalhadores e filhos dos trabalhadores. Esse é o maior crime que os 72 estudantes, que certamente representam o sentimento da ampla maioria das universidades, cometeram: lutar para colocar a universidade a serviço do povo.

Os trabalhadores sabem também que dentro da USP e das universidades públicas em geral impera uma verdadeira ditadura que defende os interesses dos exploradores, contra a vontade geral dos estudantes e dos trabalhadores.

A luta dos estudantes da USP é também contra a privatização da universidade defendida abertamente pelo reitor João Grandino Rodas. Essa política só servirá para afastar a USP ainda mais dos interesses do povo. A luta contra a privatização da USP é a mesma luta que os trabalhadores dos Correios levam contra a privatização da ECT.

A Fentect vai denunciar esse processo amplamente na base da categoria ecetista e chamar o sindicalismo de todas as categorias a se posicionar contra esse ataque aos direitos da população, promovido pelos setores mais reacionários da burguesia. Sabemos que há diretores do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) entre os processados, o que também indica um ataque à liberdade de organização sindical.

Os trabalhadores dos Correios aproveitam também para afirmar que o ataque aos estudantes da USP faz parte do mesmo pacote de ataques que vêm sofrendo os trabalhadores. É cada vez mais frequente a intervenção judicial nas greves, o que significa um enorme ataque a um direito constitucional dos trabalhadores, é isso o que tem ocorrido nas últimas greves dos Correios com a intervenção do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Também aproveitamos para repudiar o fato de que a Força Nacional de Segurança tem sido usada para reprimir dezenas de greves e há já dezenas de companheiros presos apenas por protestarem por melhores condições de trabalho e aumento salarial, como aconteceu com companheiros nas obras de Jirau, em Rondônia.

Estamos juntos com os estudantes da USP e de todos os perseguidos políticos.

Apoio incondicional à sua luta, pela unidade operária-estudantil!
Abaixo a ditadura! Pelo direito de greve e de manifestação!
Não á privatização da USP e dos Correios!
Fim dos processos contra estudantes e trabalhadores!

Fentect - Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário