ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 26 de março de 2012

O retrato mais fiel da situação precária nos Correios

O setor, na Zona Sul de São Paulo, é um dos mais precários. Todos os problemas enfrentados pela categoria em nível nacional aparecem ali mais profundamente

O CDD (Centro de Distribuição Domiciliária) Capão Redondo, na zona Sul de São Paulo, é o exemplo do completo caos e sucateamento do serviço dos Correios. Pelas denúncias e relatos dos carteiros que ali trabalham parecem que todos os problemas enfrentados pelos trabalhadores dos Correios nacionalmente são encontrados nesse CDD e de maneira mais grave.

Falta de funcionários

O problema mais grave do setor é a falta de funcionários. Não existe dia que os trabalhadores não façam dobras e horas extras. Aliás, a maioria dos carteiros trabalham em média 10 horas por dia no setor, alguns começam o expediente às 9 horas da manhã e voltam da rua mais de 8 horas da noite. A situação é muito grave. Alguns companheiros são obrigados a trabalhar mesmo depois de bater o cartão, já que o serviço que sobrou é tanto que a quantidade limite de duas horas extras por dia não é o suficiente para dar conta de tudo.
O último concurso, conforme está ficando claro à medida que os novos contratados foram chegando, não foi suficiente para resolver minimamente o problema da falta de funcionários.
No CDD Capão Redondo essa situação é tão extrema que as dobras acontecem até mesmo para cobrir as férias de um trabalhador. As dobras são uma demonstração do reduzido quadro de funcionários e normalmente ocorrem quando um trabalhador se ausenta no serviço. É uma política proposital da empresa para tentar jogar um trabalhador contra o outro, insinuando que o trabalhador que falta ao serviço seria “vagabundo” e estaria prejudicando o outro. No caso do CDD Capão, essa situação passa de todos os limites, já que as dobras ocorrem até mesmo para cobrir o funcionário em férias, ou seja, fica bem claro que o problema é a falta de funcionários e a recusa da empresa em contratar.

Situação precária

Para aumentar a dor de cabeça dos trabalhadores (também, é claro, dor nos ombros, nos joelhos, e principalmente nas costas) o setor passa por um problema série de sucateamento.
Não há materiais adequados para trabalhar. Não tem nem caneta para os carteiros trabalharem. Até mesmo as bolsas, que são a parte mais importante para o trabalho, estão rasgadas e em péssimas condições. Os trabalhadores já reclamaram, mas a empresa nunca manda bolsas novas. Os carteiros que se virem para costurar os rasgos.
Como é possível notar, não é à toa que os trabalhadores do CDD Capão Redondo têm a impressão de que o serviço nunca sai. Justamente porque ele não sai mesmo. O carteiro trabalha a semana inteira mas o serviço é cada vez maior.
Para piorar tudo, ainda tem a carga atrasada. As peruas que vêm normalmente do CTC Jaguaré não chegam na hora devido à distância e ao trânsito insuportável do horário. Tudo para atrasar ainda mais a vida do trabalhador.

E o sindicato?

Só existe uma coisa que irrita os trabalhadores do CDD Capão Redondo tanto quanto as péssimas condições de trabalho. A demonstração de total peleguismo da direção do Sintect-SP (PCdoB/CTB) que nem dá as caras no setor.
Segundo os trabalhadores, quando vai algum representante do sindicato no setor, eles se limitam a conversar com algum chefe ou candidato a chefe, e saem rapidamente.
Os trabalhadores do setor já deixaram claro que estão dispostos a parar caso a situação não seja resolvida, mas sabem que não dá para depender da diretoria do Sintect-SP e de ninguém do Bando dos Quatro (PT-PCdoB-PSTU/Conlutas-Psol).
A corrente Ecetistas em Luta propõe uma reunião para debater os problemas e tomar atitudes para resolver a situação. Se nada for feito, os trabalhadores vão parar suas atividades.

-        Contratação imediata de novos concursados;
-        Que a ECT forneça imediatamente novos materiais de trabalho;
-        Não às dobras forçadas.

Um comentário:

  1. Realmente isso que esta ocorrendo neste cdd é sinonimo do que ocorre em praticamente todo o correios nacionalmente, um exemplo, por que as bolsas sumiram? quando foi que algum cdd recebeu bolsas paara toda a unidade?Mas o SAP foi implantado em todo o correios nacionalmente! As dobras são frequentes para todos. Até quando?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir