ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 9 de março de 2012

Trabalhadores podem ser punidos sem nenhuma comunicação

O SAP é a institucionalização da superexploração do trabalhadores através de avaliações sigilosas por parte das chefias

O Sistema de Avaliação de Produtividade (SAP) está sendo implantado pela direção dos Correios com o intuito de aumentar a exploração dos trabalhadores e demitir, para aumentar os lucros dos capitalistas que querem privatizar a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).
A direção petista da empresa bem que tentou convencer que o SAP é inofensivo como um cordeiro, no entanto, os ataques aos trabalhadores estão tão explícitos que fica difícil esconder que o sistema é a própria escravidão da categoria.

Sistema de vigilância

De acordo com o SAP, todos os dias de trabalho, uma quantidade de trabalhadores do setor será sorteada e, sem saber que foi escolhido, será avaliado o dia todo em cada detalhe do seu trabalho, de forma sigilosa. Isso coloca os trabalhadores sob uma pressão constante, sem saber se estarão sendo vigiados pela chefia e assim sem ter direito a se defender.
Segundo está dito em um documento enviado pela direção da empresa às chefias, a “avaliação diária da produtividade, obrigatoriamente, deverá ser realizada diariamente, independente do volume da carga recebida”.
E continua: “Não está previsto na padronização liberar carteiro para ‘tomar café’ antes da realização da TD (Triagem de distribuição), como vem ocorrendo em alguns CDDs. Para melhorar a produtividade é de suma importância que conversas paralelas, principalmente durante a TD, sejam evitadas/administradas.”
Para se ter uma ideia, até mesmo o fato de o trabalhador bater o cartão no horário será motivo de punição, um absurdo manifesto, pois nenhum trabalhador pode perder nada por bater o cartão no horário. Aqueles que baterem cinco minutos mais cedo ganham pontos no GCR, o que obviamente é um prejuízo para aqueles trabalhadores que não ganharam pontos no GCR.
Está previsto ainda que a empresa constituirá um grupo que vai realizar pesquisas com os clientes para avaliar o serviço do carteiro. Quais os critérios dessa pesquisa, não estão ditos, mas é claro que tudo não passa de mais um mecanismo de vigilância e perseguição.

A transformação dos CDDs em senzalas

Ainda no documento enviado aos gerentes, a direção da empresa recomenda, em tom de ameaça: “É injustificável um Gerente de CDD alegar que não foi possível realizar a pesquisa do SAP em função de sobrecarga ou falta de empregado. É nessa situação que necessitamos e precisamos do aumento da produtividade dos carteiros [grifo nosso]”.
A empresa está contando com a falta de funcionários e criando mecanismos para que os trabalhadores aumentem a produtividade para compensar esta situação.
A mentalidade da “gestão” do PT é fazer da empresa um verdadeiro campo de concentração onde os trabalhadores estão permanentemente ameaçados e trabalham sobre pressão do medo de punições. Uma filosofia que não fica nada a dever aos nazistas.
A direção da ECT prepara os gerentes para comandar o campo de concentração.
Quem for considerado pela chefia como “não alinhado” sofrerá punição que vai desde uma advertência verbal até a demissão por justa causa.
Essa política de super-exploração e de tratamento similar à escravidão já está sendo colocado em prática dentro dos setores. O que a direção da ECT está fazendo com o SAP é oficializar essa política.
- Não ao SAP;
- Contratação imediata de 30 mil trabalhadores;
- Não ao assédio moral e à escravidão;
- Controle da empresa pelos próprios trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário