ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 21 de março de 2012

PT-PCdoB autorizam sindicato de São Paulo a passar por cima do estatuto da Fentect

O sindicato de São Paulo é o maior sindicato da categoria dos correios e decidiu passar por cima do estatuto da Fentect – Federação Nacional dos Trabalhadores do Correio – com autorização do PT-PCdoB

No mês de junho acontece o Contect – congresso nacional dos trabalhadores do Correio, que elegerá a próxima diretoria da Fentect – Federação Nacional dos trabalhadores do Correio.
Este congresso acontece a cada 3 anos, uma vez que decisão estatutária da entidade impõe mandato de 3 anos para os diretores da Fentect e para todos os sindicatos a ela filiados.
Logo após o último congresso da entidade, o sindicato dos trabalhadores do Correio de São Paulo, filiado à Fentect, alterou seus estatutos para ampliar o mandato da diretoria do sindicato para 4 anos, passando por cima de estatuto da federação e da vontade da imensa maioria dos trabalhadores do Correio, os quais obviamente não aprovaram a ampliação de mandato da diretoria mais desprestigiada da categoria.
A alteração  foi feita, obviamente, com a benção dos diretores do PT-PCdoB na Fentect, os quais, agora, às vésperas das assembleias que elegem os delegados para o congresso da Federação, decidiram autorizar publicamente este imenso golpe nos estatutos e no próprio congresso.
No informe 2, o secretario geral da Fentect, Rivaldo “Talibã” e a secretária de Finanças, Zélia “Ginsp” ameaçam todos os sindicatos nos seguintes termos:
“Reiteramos a importância dos sindicatos cumprirem os prazos e determinações estabelecidas no estatuto desta Federação inerentes ao CONTECT, os quais constam das páginas 04 e 05, Seção I, artigo 17, artigos 1 a 8, sob pena de não participação do Sindicato no evento” Estes artigos tratam das porcentagens utilizadas para a eleição de delegados, bem como da obrigatoriedade da proporcionalidade, inclusive a correspondente a cota de mulheres e, ainda, os prazos para realização do congresso e entrega do caderno de teses.
Em outra parte do informe também é estabelecido como condição para participação no congresso, o cumprimento do artigo 9o o qual estabelece a obrigatoriedade do pagamento das taxas devidas à Fentect e, genericamente, o cumprimento dos preceitos éticos e estatutários da entidade.
Chama a atenção que em nenhum momento é trazido à tona o artigo 4o, o qual expressamente estabelece que serão sócios da Fentect os sindicatos que “tenham sua diretoria eleita para um mandato não superior a 3 (três) anos.

Sintect-SP rasgou o estatuto

É público e notório que o sindicato de São Paulo pisoteou o estatuto da Fentect, com o claro objetivo de evitar as eleições sindicais, em tempo mais curto, tentando se livrar, temporariamente, da pressão da categoria contra suas traições, como vimos na última greve. Em uma palavra retirar completamente da categoria o direito de decidir quem vai dirigir a categoria.
Contra a política abertamente pelega, burocrática e anti-trabalhador da diretoria do sindicato de São Paulo, nenhuma palavra é dita, pelo contrário, eles farão parte da tropa de choque do bloco PT-PCdoB no congresso.
A aprovação da delegação paulista, representando o sindicato que rasgou escandalosamente o estatuto da Fentect e que representa a maior delegação do congresso, enquanto o Bando dos Quatro intervém em outras delegações, como fizeram no último Conrep, com os companheiros de Ecetistas em Luta será uma aberrante demonstração da crise do Bando dos Quatro (PT-PCdoB-PSTU-PSOL) e inevitavelmente provocará uma chuva de contestações judiciais das decisões tomadas, além de intensa campanha de denúncia na base.
 Aberrações deste tipo, que ao que tudo indica se repetirão neste congresso, são demonstrações inequívocas da falta de maioria, inclusive, em um ambiente totalmente controlado como são as assembleias para eleição de delegados, as quais, como vemos em São Paulo, são realizadas com enorme quantidade de figurantes, uma vez que a diretoria do sindicato não consegue apoio na categoria apesar da distribuição de dinheiro, churrasco e brahma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário