ECT é homenageada como “empresa que mais
respeita o consumidor brasileiro na categoria de serviços públicos”
17 de dezembro de 2012
17 de dezembro de 2012
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
divulgou no último dia 14 ter recebido o prêmio de “empresa que mais respeita o
consumidor brasileiro na categoria de serviços públicos”.
E o respeito aos trabalhadores?
Estiveram no evento de premiação para receber a homenagem o vice-presidente dos Correios, José Furian Filho e o diretor regional de São Paulo Metropolitana, Wilson Abadio de Oliveria.
A homenagem é resultado de pesquisa realizada com
a população de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte
pela revista Consumidor Moderno, do grupo Padrão, em parceria com a Shopper
Experience.
Segundo nota oficial da própria ECT esta “é a
sexta vez que os Correios obtêm destaque na pesquisa, que avalia o respeito do
consumidor a partir a experiência direta com os serviços prestados por empresas
de diversos setores”.
Os trabalhadores sabem bem a que custo os
Correios mantêm a respeitabilidade da empresa e sua confiança por
população.
E o respeito aos trabalhadores?
Estiveram no evento de premiação para receber a homenagem o vice-presidente dos Correios, José Furian Filho e o diretor regional de São Paulo Metropolitana, Wilson Abadio de Oliveria.
Na ocasião o vice-presidente Furian declarou:
“Receber este prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pelos 120 mil
empregados dos Correios. Ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir
a qualidade de nossos serviços e a satisfação de nossos clientes, mas receber um
prêmio como este mostra que estamos no caminho certo”.
Para o público a ECT finge reconhecer e valorizar
que tal posição se dá pelo trabalho exercido pela categoria. Pena que isso não
aconteça na prática, valorizando os trabalhadores.
Na última década o poder de compra do trabalhador
ecetista caiu pelo menos 4 vezes. O salário de hoje não compra nem a metade do
que comprava anos atrás.
Um carteiro, por exemplo, faz o serviço que em
condições normais, para inclusive garantir a qualidade do serviço prestado,
precisaria ser feito por 3 funcionários.
O excesso de serviço, por falta de pessoal, tem
aumentado assustadoramente os índices de afastamento por problemas de saúde
relacionados com a atividade funcional.
A ECT sequer cumpre seus compromissos com os
trabalhadores. Tenta destruir o Plano de Saúde, e, agora, no momento de maior
atividade por causa das festas de final de ano, a ECT está se recusando a pagar
a Participação nos Lucros.
Mesmo tendo a estimativa de lucrar quase 1 bilhão
de reais a direção dos Correios ainda não discutiu com os representantes da
categoria a PLR 2012, e está querendo um cheque em branco para na PLR de 2013
impor metas reduzir à zero a participação dos trabalhadores.
Para manter a qualidade e confiança da população
nos Correios é preciso como ações imediatas: valorizar os trabalhadores pagando
um salário que resgata o poder de compra da categoria, que neste momento não
pode ser inferior à R$ 2.500,00; acabar com o processo de privatização da
empresa, que se concretiza através da terceirização e a existências das
franquias; contratar imediatamente 30 mil funcionários concursados; mudar o
horário da entrega para a manhã, organizando a distribuição sem destruir a saúde
dos trabalhadores.
O respeito que a população tem pela ECT se dá
pelo árduo trabalho de milhões de ecetistas, apesar dos desvios, da corrupção e
da completa incompetência da sua direção de gerir a empresa. Para resolver esse
problema, é preciso colocar os Correios a serviço da população, e não do lucro,
o que apenas pode ocorrer se ela for controlada pelos próprios
trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário