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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Correios ganha prêmio, e os trabalhadores? nem mesmo Participação nos Lucros

ECT é homenageada como “empresa que mais respeita o consumidor brasileiro na categoria de serviços públicos”

17 de dezembro de 2012

 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos divulgou no último dia 14 ter recebido o prêmio de “empresa que mais respeita o consumidor brasileiro na categoria de serviços públicos”.

A homenagem é resultado de pesquisa realizada com a população de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte pela revista Consumidor Moderno, do grupo Padrão, em parceria com a Shopper Experience.

Segundo nota oficial da própria ECT esta “é a sexta vez que os Correios obtêm destaque na pesquisa, que avalia o respeito do consumidor a partir a experiência direta com os serviços prestados por empresas de diversos setores”.

Os trabalhadores sabem bem a que custo os Correios mantêm a respeitabilidade da empresa e sua confiança por população.


E o respeito aos trabalhadores?


Estiveram no evento de premiação para receber a homenagem o vice-presidente dos Correios, José Furian Filho e o diretor regional de São Paulo Metropolitana, Wilson Abadio de Oliveria.

Na ocasião o vice-presidente Furian declarou: “Receber este prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pelos 120 mil empregados dos Correios. Ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir a qualidade de nossos serviços e a satisfação de nossos clientes, mas receber um prêmio como este mostra que estamos no caminho certo”.

Para o público a ECT finge reconhecer e valorizar que tal posição se dá pelo trabalho exercido pela categoria. Pena que isso não aconteça na prática, valorizando os trabalhadores.

Na última década o poder de compra do trabalhador ecetista caiu pelo menos 4 vezes. O salário de hoje não compra nem a metade do que comprava anos atrás.

Um carteiro, por exemplo, faz o serviço que em condições normais, para inclusive garantir a qualidade do serviço prestado, precisaria ser feito por 3 funcionários.

O excesso de serviço, por falta de pessoal, tem aumentado assustadoramente os índices de afastamento por problemas de saúde relacionados com a atividade funcional.

A ECT sequer cumpre seus compromissos com os trabalhadores. Tenta destruir o Plano de Saúde, e, agora, no momento de maior atividade por causa das festas de final de ano, a ECT está se recusando a pagar a Participação nos Lucros.

Mesmo tendo a estimativa de lucrar quase 1 bilhão de reais a direção dos Correios ainda não discutiu com os representantes da categoria a PLR 2012, e está querendo um cheque em branco para na PLR de 2013 impor metas reduzir à zero a participação dos trabalhadores.

Para manter a qualidade e confiança da população nos Correios é preciso como ações imediatas: valorizar os trabalhadores pagando um salário que resgata o poder de compra da categoria, que neste momento não pode ser inferior à R$ 2.500,00; acabar com o processo de privatização da empresa, que se concretiza através da terceirização e a existências das franquias; contratar imediatamente 30 mil funcionários concursados; mudar o horário da entrega para a manhã, organizando a distribuição sem destruir a saúde dos trabalhadores.

O respeito que a população tem pela ECT se dá pelo árduo trabalho de milhões de ecetistas, apesar dos desvios, da corrupção e da completa incompetência da sua direção de gerir a empresa. Para resolver esse problema, é preciso colocar os Correios a serviço da população, e não do lucro, o que apenas pode ocorrer se ela for controlada pelos próprios trabalhadores.

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