ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CTE Saúde, São Paulo: Funcionários estão trabalhando na sujeira

O contrato com a empresa de limpeza foi encerrado e nada foi feito, agravando as péssimas condições de trabalho

No CTE (Centro de Tratamento de Encomendas) Saúde, na Zona Sul de São Paulo, os Correios mais uma vez estão provando que a terceirização, não importa em qual área do serviço, é um ataque aos trabalhadores.

O contrato com a empresa que presta serviços de limpeza no setor foi interrompido e os funcionários já estão há cerca de duas semanas convivendo com a sujeira. Até agora, nada foi feito para resolver o problema.

Como todo mundo sabe, os funcionários da limpeza são terceirizados. É comum as empresas contratadas pelos Correios para fornecer esses serviços maltratarem os funcionários, atrasando salários e benefícios. A mesma coisa ocorre com os terceirizados que estão cumprindo atividades-fim (triagem, distribuição e atendimento). Além disso, os funcionários ficam totalmente à mercê das empresas que rescindem os contratos deixando os trabalhadores desempregados de uma hora para outra.

Para os funcionários dos Correios resta o ônus da falta de mão-de-obra. No caso dos trabalhadores da limpeza, os funcionários têm que escolher: ou fazem o mínimo de trabalho de limpeza que não é função deles ou serão obrigados a trabalhar em meio ao lixo e à sujeira.

Resultado de tudo isso: mais serviço para quem já é extremamente sobrecarregado.

Mas o excesso de trabalho não é a única consequência. A falta de limpeza aumenta as condições insalubres de trabalho e expõe os trabalhadores a maiores riscos de doenças. Isso tudo, justamente no final do ano, momento em que os trabalhadores mais sofrem com o excesso de carga.

Tudo vira um círculo vicioso: os funcionários enfrentam mais serviço em péssimas condições, o número de doenças do trabalho aumenta, aumentando as faltas, que agrava o problema do excesso de serviço.

Não é a primeira vez que esse tipo de problema ocorre no CTE Saúde e outros setores. Os trabalhadores exigem que a direção da ECT resolva imediatamente o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário