ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Trabalhador denuncia o descaso em setor da ECT

Calamidade pública: Um companheiro enviou à nossa redação um vídeo mostrando o resultado da terceirização, que deixou o setor sem funcionários da limpeza por várias semanas

18 de dezembro de 2012



Há cerca de duas semana, os trabalhadores do Centro de Tratamento de Encomendas (CTE Saúde) na zona Sul de São Paulo denunciaram que o setor estava sem funcionários de limpeza, já que o contrato com a empresa terceirizada que prestava esse serviço foi interrompido.

Os trabalhadores estavam vivendo na sujeira. O ambiente de trabalho estava afundado no lixo, banheiros e vestiários estavam sujos e cheirando mal.

Denunciamos nesse jornal que a situação aumentava o risco dos funcionários adquirirem doenças. A situação nos setores dos Correios já não é nem de longe boa, faltam funcionários, materiais de trabalho e equipamentos adequados. Com a falta de limpeza, os trabalhadores ficam expostos a doenças graves, consequência da falta de higiene básica. Não foi a primeira vez que esse tipo de problema ocorre no CTE Saúde, inclusive os trabalhadores tem denunciado que é comum faltar até mesmo sabão e papel para fazer a higienização das mãos.

A sujeira era tanta que um trabalhador anônimo filmou e enviou à redação de Causa Operária um vídeo mostrando o verdadeiro estado de calamidade pública de um dos banheiros do setor. O vazamento encharcou o banheiro e escorreu para fora. (Veja vídeo anexo).

Somente no final da semana passada a ECT contratou uma nova empresa para prestar serviços de limpeza. Os trabalhadores precisaram esperar várias semanas vivendo na sujeira.

A situação no CTE Saúde mostra que a terceirização não é ruim apenas quando o terceirizado tem função de alguma atividade-fim (triagem, distribuição, atendimento). A terceirização é um mal pois é um sistema de super-exploração dos trabalhadores, tanto terceirizados como os próprios concursados. No caso da limpeza, como a mão-de0obra terceirizada é muito instável, é comum ocorrer esse tipo de problema e os trabalhadores são obrigados a cumprir uma função que nem é e deles, que é a limpeza.



VEJA AQUI O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário