ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quinta-feira, 28 de março de 2013

Participação nos lucros ou chantagem por metas?

PLR 2012-2013: Entender o passado para mudar o presente nas negociações da PLR dos Correios. Nada de acordos de portas fechadas. Mobilizar a categoria na base


As discussões sobre a PLR da categoria dos Correios foram retomadas nacionalmente.

A empresa chamou a Comissão da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios) para uma reunião, mas não deixou claro o novo prazo para negociações e manteve para 2013 a mesma proposta de plr apresentada unilateralmente para 2012.

Aqui cabe o esclarecimento aos trabalhadores ecetistas sobre como se deu a discussão da PLR 2012 e qual tradicionalmente é a posição da empresa nesse tema.

A chamada PLR foi um estratagema inventado pelos patrões para dar um cala boca aos trabalhadores, desviando a atenção do que realmente importa: o aumento salarial.

No caso das empresas estatais, como é o caso dos Correios, foi uma medida aprovada durante o governo neoliberal de FHC para legalizar o saque do governo aos cofres da empresa. O governo pega sua parte no lucro, que pode ser entre 25 a 75% do montante, e separa a sobra para ser dividida entre os trabalhadores. A forma de divisão entre os trabalhadores dessa sobra de lucro é que seria mérito da discussão entre os representantes sindicais e a ECT.

O governo senta com a direção da empresa e juntos determinam quanto ficará com o governo e a sobra serve como um verniz democrático de Participação nos Lucros.

Por lei a PLR precisa ser paga, mas ao contrário da data-base não depende de acordo com os trabalhadores para ser protocolada pela empresa. Desde que foi estabelecida em 2001 nunca deixou de ser paga, mesmo sem acordo entre as partes e ainda que fosse uma mixaria.

Por isso a ECT está impondo unilateralmente a PLR de 2012 cheia de metas e a absurda reserva de 10% da verba da PLR para o que está chamando de “setor estratégico”. Um absurdo que a direção da empresa se dá ao luxo de não negociar com os representantes dos trabalhadores.

Mobiliar os trabalhadores por uma PLR de verdade

Diante das mentiras da ECT e das calúnias de setores da burocracia sindical (da direção do Sindicato do Pará) é preciso esclarecer que no ano passado as negociações não avançaram com a empresa, e a antiga direção da Fentect, de Talibã e Cia. não fez nenhuma mobilização para tentar reverter essa situação. Facilitando o caminho para a ECT impor as metas e a chantagem contra os trabalhadores.

Agora, a nova direção da Federação está lutando para não apenas abrir caminho de negociação com a empresa pelas vias legais, e da negociação, mas também chamando a categoria à mobilização.

Chega e negociações de mentirinha. Como diz a campanha lançada pela Federação, Chega de enrolação e de enganação. Se a ECT quer pagar PLR realmente negocie com os trabalhadores, abra as contas e pague uma verdadeira participação nos lucros.

Aqui, a nova direção da Fentect, do Movimento de Oposição ao Peleguismo (Mope) encontra como barreiras a própria empresa que volta a utilizar os sindicatos divisionistas contra a categoria e as direções sindicais pelegas que não encaminham a luta porque continuam do lado da empresa.

Querem usar as migalhas que pagam a título de PLR, para que os trabalhadores se sujeitem ao aumento das metas que já estão abusivas, ao GCR que escraviza a categoria e ao Absenteísmo que pune o trabalhador que adoece.

A empresa quer usar a PLR para esfolar ainda mais os trabalhadores e para isso conta com as direções sindicais traidoras. A Corrente Ecetistas em Luta defende a ampliação do Comando da Fentect para um representante de cada sindicato; a transparência nas negociações com acesso aos balancetes da empresa, transmissão ao vivo das reuniões, PLR linear e sem metas.

Somente a mobilização a partir da base da categoria poderá reverter essa situação e garantir uma PLR de verdade para todos os ecetistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário