ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 9 de março de 2013

Por que os trabalhadores nunca serão sócios do patrão?

PLR: Essa é uma história inventada pelos próprios capitalistas para esconder o fato de que o trabalhador é explorado dentro da empresa


O trabalhador trabalha, o patrão rouba.
 
A chamada Participação nos Lucros foi inventada pelos patrões para desviar a atenção do trabalhador em relação aos aumento salarial. Desse modo, o patrão fingia pagar bem os trabalhadores com a PLR, enquanto os salários ficavam arrochados. Além disso, a PLR também foi uma medida para iludir o trabalhador, fazendo-o crer que os lucros da empresa pudessem ser distribuídos, como se o empregado fosse um “sócio” do empresário. Essa ideia, no entanto, não poderia ser mais falsa.

O trabalhador nunca será sócio do patrão. Vejamos porque.
Apenas parte do lucro da empresa é destinada para o empregados. Uma pequena reserva que não chega a 10% do total que a empresa lucrou no ano. Somente por esse motivo já fica claro que o que o trabalhador recebe por um ano inteiro de trabalho é uma merreca. Mas esse não é o principal motivo.

O que está por trás da PLR é uma tentativa patronal de levar os trabalhadores para o perigoso caminho da conciliação. O patrão tenta convencer o trabalhador que não compensa lutar, mas que seria necessário “colaborar” para que “todos ganhem”. Chegam então ao absurdo e ao ridículo de convencer os mais desavisados de que poderiam ser sócios da empresa.

O trabalhador nunca poderá ser sócio do patrão. O que os defensores dessa ideia absurda escondem é que o lucro da empresa é obtido a partir do que é produzido pelos trabalhadores. Dito de outra forma, quem produz a riqueza, ou seja, o lucro, são os trabalhadores, o papel do patrão na produção não é nada mais do que roubar a riqueza que deveria pertencer a quem a produziu.
Portanto, ainda que fosse possível que o patrão dividisse todo o lucro (o que é inviável para o capitalista), ainda assim o trabalhador continuaria sendo explorado.

Os trabalhadores devem compreender o real significado da participação nos lucros para poderem agir corretamente diante da empresa. Se a burguesia inventou esse mecanismo para enganar os trabalhadores, se ela inventou mais essa arma para dizer aos trabalhadores devem colaborar com os seus próprios assaltantes, cabe ao trabalhador dizer: “pague-me o que quiser, mas não será qualquer dinheiro que me fará aceitar que me roube”.

Portanto, os trabalhadores devem brigar para que a empresa pague um valor cada vez mais alto de PLR, devem denunciar os golpes da empresa e devem deixar claro que não deixarão de lutar por seus salários e contra a exploração.
Por isso, o trabalhador dos Correios não vão deixar de lutar por uma PLR de R$ 2.500,00, igual para todos e sem os critérios que visam a aumentar ainda mais a escravidão nos setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário