ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quinta-feira, 21 de março de 2013

Pela abertura imediata das contas da ECT

A direção dos Correios quer enfiar goela abaixo dos trabalhadores uma PLR miserável e cheia de critérios sem sequer discutir o faturamento da empresa

 
A direção da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) nunca quis negociar seriamente a PLR dos trabalhadores. Esse ano, a empresa não quer negociar. A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2012 quer pagar da própria cabeça e a PLR de 2013 querem que definir o pagamento antes do ano terminar, ou seja, sem nem mesmo saber quanto será o lucro da ECT.

Essa situação revela a farsa que são as negociações de PLR nos Correios. A empresa não quer saber de pagar o trabalhador. Se houvesse o menor interesse da direção dos Correios, seriam apresentadas as contas da empresa, seria debatido o valor do pagamento etc, como ocorre em uma negociação normal.
Mas não é isso o que acontece nas reuniões entre a Fentect e a comissão de negociação da ECT. A empresa nunca apresenta um balanço sério do orçamento do ano e nem um política de valores que seja possível para os representantes dos trabalhadores discutirem.

Para piorar, a direção da ECT quer apenas que a Fentect assine embaixo, ou seja dê o aval para os critérios. Esses critérios são apenas maneiras de aumentar a exploração nos setores por meio de uma chantagem. Então, o trabalhador só recebe a PLR se cumprir todas as condições impostas pela empresa. Não pode faltar, não pode discutir com o chefe no setor, não pode ter uma avaliação baixa, em resumo, não pode fazer nada que desagrade a empresa e os chefes. Aí sim, se o trabalhador tiver muita “sorte”, ele recebe o valor inteiro da PLR, que com certeza será um valor miserável.

Se fosse uma negociação séria, a empresa deveria apresentar todo o balanço financeiro do ano para que os trabalhadores pudessem discutir amplamente essas contas.

Por isso, uma das reivindicações da categoria deve ser a abertura e transparência total nas contas da ECT. Principalmente porque os Correios são uma empresa estatal, ou seja, tudo o que a direção da empresa faz diz respeito a toda a população brasileira e em primeiro lugar aos cerca de 120 mil trabalhadores que levam a empresa nas costas.
Os Correios são uma empresa pública, construída pelos trabalhadores brasileiros e é para o povo brasileiro que deve se destinar todo o faturamento da empresa. Todo mundo sabe que o que ocorre realmente é o oposto: quem se enriquece com a empresa é a panelinha que forma a cúpula da ECT. E os trabalhadores? Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário