ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 14 de julho de 2012

Fentect é a única organização que tem o direito de negociar por todos os trabalhadores dos Correios


Foi derrotada a tentativa do PCdoB de realizar negociações separadas dos sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Bauru com a ECT. Em comunicado, a ECT afirmou que somente a Fentect será reconhecida como a única entidade legitimada para firmar Acordo Coletivo de Trabalho 

Um comunicado da ECT à Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos (FAACO), expedido neste mês, esclarece que somente a Fentect tem direito de negociar pelos 118 mil trabalhadores dos Correios.
O comunicado demonstra que foi fracassada a tentativa do PCdoB de realizar uma negociação em separado dos sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantis e Bauru com a empresa.
O PCdoB anunciou há poucos meses a ruptura desses sindicatos com a Fentect, se aproveitando da campanha feita pelo PSTU de que os sindicatos deveriam organizar uma federação paralela, que foi apelidada de federação anã, afirmando que era impossível derrotar a burocracia sindical que dirigia a entidade.
Essa burocracia, formada pela Articulação/PT e PCdoB foi derrotada no último congresso pelo Movimento de Oposição ao Peleguismo. A ruptura do PCdoB teve como objetivo preservar sua dominação já débil nesses sindicatos.
A tentativa do PCdoB de negociar em separado foi divulgada no boletim do Sindicato de São Paulo (Sintect-SP). Nesse boletim, a diretoria apresentou a sua pauta de reivindicações, afirmou que estaria garantida sua representação junto à ECT e lançou ataques à nova diretoria da Fentect. 
A carta da ECT esclarece que em função das mudanças na estrutura do movimento sindical da categoria, somente a Fentect “será reconhecida como a única entidade legitimada para firmar Acordo Coletivo de Trabalho, tendo em vista a amplitude territorial (nacional) de atuação da ECT, cujos trabalhadores se encontram organizados em quadro único, o que implica necessidade de negociação uniforme, a fim de assegurar isonomia de tratamento a todos os nossos empregados”.
Ao final o documento, a empresa afirma que “o Acordo firmado com a Fentect se estenderá a todos os empregados da ECT, em nível nacional, tendo em vista o que o seu Estatuto estabelece, no Art. 1°, 92°, o território nacional como sua base territorial de representação”.
A nova diretoria da Fentect já havia afirmado que ia representar os trabalhadores dos sindicatos que romperam com a federação por iniciativa de suas diretorias. Depois desse comunicado, é mais do que claro que somente a Fentect poderá representar não só os trabalhadores da base desses sindicatos como todos os empregados da ECT.
O reconhecimento da Fentect como única representação dos trabalhadores se deu, sobretudo, devido às mudanças que o Movimento de Oposição ao Peleguismo conseguiu aprovar no XI Contect e à postura da nova diretoria de enfrentar as provocações da empresa, como a tentativa de marcar o início das negociações de forma unilateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário