ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 10 de julho de 2012

Movimento de Oposição aprova primeiras propostas para a campanha salarial


As propostas aprovadas na plenária da oposição serão transformadas em um calendário de luta 

Na Plenária Nacional do Movimento de Oposição ao Peleguismo, que ocorreu em São Paulo no último dia 8, foram referendadas as primeiras propostas para a organização da campanha salarial que a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios) deve levar adiante. Essas propostas, serão transformadas, ainda essa semana, em um calendário de luta e mobilização e em materiais diversos como cartazes e panfletos para dar início à campanha de agitação na base da categoria.
Sem dúvida nenhuma, as propostas, que foram referendadas por cerca de 100 ativistas da oposição presentes na plenária, são as mais combativas dos últimos anos. O espírito combativo do Movimento de Oposição é a expressão do espírito de toda a categoria. O que está colocado a partir de agora é uma grande mobilização dos trabalhadores dos Correios, que poderá ser a maior campanha salarial da história.

Propostas para a organização da campanha salarial

1.    Dar prioridade à ação e agitação política na base
O que vai garantir o maior ou menor êxito na campanha salarial será a campanha de esclarecimento e propaganda política na base. Nossa arma será a iniciativa dos trabalhadores, conforme vem acontecendo em todas as iniciativas vitoriosas até agora. O resultado no Contect, a derrota da política do PSTU só foram possíveis porque a opinião política da categoria esteve ao nosso lado.

2.    Priorizar a iniciativa política do bloco sobre a estrutura da Fentect
As decisões e iniciativas políticas devem ser definidas pelo Movimento de Oposição, por meio de reuniões de representantes das correntes e de plenárias amplas, que devem ser cada vez mais participativas a partir da base dos trabalhadores. Em primeiro lugar, porque temos apenas um voto de diferença dentro da diretoria da federação. Em segundo lugar, porque apenas a participação ativa dos trabalhadores da base sobre a estrutura da Fentect será possível uma política que esteja realmente de acordo com os interesses da categoria.

3.    Boletim nacional
A primeira e mais importante conclusão a ser tirada dos dois pontos anteriores é o investimento de forças para a realização de um boletim nacional do bloco de oposição. Essa iniciativa exige um plano sério de distribuição em todas as bases sindicais da categoria, com destaque aos sindicatos do RJ e SP. Exige também um plano financeiro e um plano de edição para tornar possível estabelecer uma regularidade de publicação. Deve ser organizado um plano especial de comunicação para a campanha.

4.    Cartaz – principais reivindicações – especial para SP e RJ
Confeccionar um cartaz com as principais reivindicações da campanha salarial da Fentect, como uma primeira medida para unificar as bases desses dois importantes sindicatos, para uma ampla divulgação nacional.

5.    Adesivo
Ainda sobre a atividade de agitação e propaganda, confeccionar milhares de adesivos com os principais pontos da campanha para criar um clima de luta e atrair a atenção dos trabalhadores e da população.

6.    Proposta inicial de pauta até 10/7
O companheiro Pedro Paulo deve elaborar uma proposta inicial de sistematização da pauta de reivindicações, até o dia 10/7. No dia 11 será realizada reunião com o outro bloco da diretoria para encaminhar e apresentar à categoria e dar início à campanha. A proposta de pauta e a pauta aprovada devem ser impressas e divulgadas em toda a categoria.

7.    Assembleias até dia 19, quinta-feira
Todos os sindicatos da federação devem realizar as primeiras assembleias até o dia 19 desse mês para dar início oficialmente à campanha salarial e aprovar o restante da pauta de reivindicações e eleição dos membros do comando de negociação.

8.    Recolher sugestões para a pauta até as assembleias
Até as assembleias, deve ser feita uma campanha na base recolhendo sugestões nos setores para a pauta. Essa iniciativa será uma maneira de mobilizar a categoria. Essas sugestões devem ser sistematizadas e aprovadas nas assembleias.

9.    Protocolo da pauta dia 26
A pauta de reivindicações completa deve ser protocolada no dia 26, com um ato político em Brasília.

10.    Greve, indicativo, dia 11
O indicativo de greve deve ser para o dia 11 de setembro, com assembleias de deflagração de greve no dia 10. Deve ser amplamente divulgado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

10.    Mutirão para assembleia em SP e RJ em outra data
As assembleias de SP e RJ devem ser posteriores para garantir a presença do maior número possível de militantes de todos os estados nessas bases para passar por cima do PCdoB e chamar os trabalhadores à unidade. A assembleia no Rio de Janeiro dia 24, terça-feira e em São Paulo, no dia 25, quarta-feira.

11.    Cartilha da greve
O bloco de oposição deve confeccionar milhares de cartilhas explicativas da greve, tratando didaticamente os principais problemas da categoria e a pauta de reivindicações.

12.    Calendário geral
O Movimento de Oposição deve elaborar um calendário nacional de luta. Esse calendário não tem nada a ver com os calendários burocráticos criados pela burocracia sindical nas campanhas anteriores, que serviam na realidade como um freio para a luta.

13.    Ato nacional em BSB
Conforme ficou claro na greve de 28 dias, o ato unificado em Brasília foi decisivo para a mobilização. Uma ato vitorioso na capital federal, além de colocar o governo diretamente na parede e dar uma repercussão nacional, serve como um fator de unificação da luta e mais ainda, politiza o movimento dos trabalhadores.

14.    Ver preços de TV
Todas as inciativas para dar publicidade à mobilização devem ser levadas em conta. A televisão é um veículo de grande impacto na população. O Movimento de Oposição deve pesquisar e procurar seriamente a possibilidade de colocar a campanha da categoria na televisão.

15.    Reunir comissão da Fentect para finalizar pauta
Após o recolhimento das sugestões da base para a pauta, o Movimento de Oposição deve tomar a iniciativa de reunir a diretoria e formar uma comissão para finalizar a pauta para ser protocolada.

16.    Impugnar os ex-sindicalistas como negociadores
O bloco deve tomar a inciativa e propor ao restante da diretoria da Fentect para que seja publicado um documento na empresa exigindo o afastamento dos ex-sindicalistas da comissão de negociação da empresa. Esses ex-sindicalistas devem ser tratados como capitães-do-mato dos trabalhadores. Essa campanha também deve se dar principalmente na base da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário