ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 10 de julho de 2012

Novo sindicalismo: quem manda é a base dos trabalhadores


A vitória da oposição no último congresso da Federação Nacional dos Correios (Fentect), foi o pontapé para a ascensão de um novo sindicalismo. Falamos em “novo”, porque se opõe ao sindicalismo lulista, que tomou conta do movimento operário nas últimas décadas, e que era praticado por toda a esquerda pequeno-burguesa e burguesa do Bando dos Quatro (PT, PCdoB, Psol e PSTU).
Neste domingo foi realizada uma plenária do bloco que ganhou a direção da Fentect. A primeira diferença pode ser verificada logo nesse fato. Os diretores eleitos pelo bloco para a Federação não estão colocados acima da categoria, nem tem poderes para fazer o que bem entenderem: eles são legítimos representantes dos trabalhadores e estão a serviço desses.
Na plenária, trabalhadores da base de diversos sindicatos puderam discutir sobre como deverá ser encaminhada a campanha salarial da categoria e como a Federação deverá ser dirigida.
Para reforçar o caráter de meros representantes dos sindicalistas eleitos, a secretaria geral, cargo máximo da entidade, deverá ser ocupada pelas diversas forças que compõem o bloco, em sistema de rodízio. O objetivo é justamente que não se consolide o poder na mão de nenhum indivíduo, permitindo assim um maior domínio da base dos trabalhadores sobre a Federação.
Também com essa ideia, o comando de negociação foi ampliado e a assinatura do acordo foi dificultada, justamente para que a vontade da categoria não seja traída por meio de manobras.
Assim, o bloco que ganhou a direção da Federação inaugurou um novo sindicalismo, que é um apelo das bases trabalhadoras para controlar suas próprias entidades e poder assim levar adiante sua luta e que inevitavelmente se estenderá para todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário