ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 10 de julho de 2012

Plenária nacional do Movimento de Oposição prepara a luta para campanha salarial


Com cada vez mais militantes e diretorias sindicais, representantes do Movimento Nacional de Oposição se reuniram um uma plenária para dar início à intervenção na Fentect 

Neste domingo, dia 8, aconteceu em São Paulo, a Plenária Nacional do Movimento de Oposição ao Peleguismo na Fentect. Essa é a primeira plenária do movimento desde o XI Contect (Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios), que ocorreu, em junho, em Fortaleza-CE.
A primeira reunião do bloco aconteceu uma semana antes do Contect e foi decisiva para organizar a atuação da oposição no congresso, o que resultou na espetacular vitória contra a burocracia sindical (Articulação/PT e PCdoB). A tarefa a partir de agora é organizar a luta da categoria nacionalmente.
Estiveram presentes na Plenária cerca de cem ativistas dos Correios de várias bases sindicais. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul, Campinas, Paraná, Goiás, Brasília, Uberaba, Alagoas, Pernambuco e São José do Rio Preto. Os companheiros desses últimos sindicatos são os mais novos integrantes do Movimento de Oposição, tendo rompido com a política divisionista da Federação Anã, incentivada pelo PSTU.
Na plenária foram discutidos a organização da campanha salarial, o trabalho da oposição nacional, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo e a organização e o fortalecimento do bloco.
Foram discutidas propostas políticas para o encaminhamento da campanha salarial. Entre as propostas aprovadas estão a publicação e distribuição de um boletim nacional na base da categoria, cartazes e adesivos para divulgar as principais reivindicações da campanha salarial. A organização de uma ato em Brasília com milhares de trabalhadores também foi aprovada como mais uma medida para mobilizar a categoria.
Ainda na próxima semana será divulgado um conjunto de propostas, com datas indicativas de assembleias, atos e da deflagração de greve que serão levadas à diretoria da federação para que seja aprovado um calendário nacional de luta.
Durante todo o mandato da Fentect, as Plenárias do Movimento de Oposição irão ocorrer regularmente. As discussões feitas nas plenárias serão o que vão nortear a política que o bloco deve seguir na diretoria da federação. Portanto, quanto maior a participação dos trabalhadores, maior será o poder de decisão das bases na política da federação.
Um dos pontos mais importantes discutidos na Plenária foi a campanha contra a presença dos ex-sindicalistas na negociações da campanha salarial. O bloco vai exigir, por meio de documento público e da campanha na base, o afastamento desses verdadeiros capitães-do-mato dos trabalhadores das mesas de negociação.
A tarefa imediata é iniciar a mobilização da categoria para a campanha salarial, que com certeza deverá ser a mais combativa da história dos Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário