ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

”O dilema do PT”, ou “Como vender os Correios sem chamar de privatização”


O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira (PT), publicou um artigo no jornal O Globo, intitulado “O Dilema dos Correios”


 

Em seu artigo, publicado no último dia 5 de outubro, Wagner Pinheiro afirma que os Correios encontram-se em um “dilema” que seriam os avanços tecnológicos da comunicação. Depois de defender a ilusão do governo de que o Brasil é a maior maravilha econômica do mundo, Pinheiro aponta como possíveis soluções para esse dilema a ampliação dos serviços e dá o exemplo, segundo ele “bem sucedido”, do Banco Postal, que somente esse ano teria aberto mais de 800 mil novas contas. Anuncia ainda que, em breve, a ECT vai anunciar a entrada no ramo da telefonia móvel virtual.

Para mostrar que o Correios estão crescendo, o artigo do presidente da ECT relata ainda que no ano passado foram entregues 9 bilhões de objetos e até o final desse ano 100% dos município brasileiras serão atendidos por postos de atendimentos dos Correios.

O que está por trás de toda a ampliação e modernização da empresa?

No ano passado, o governo do PT impôs uma Medida Provisória com a desculpa de “modernizar” a empresa, por meio da mudança de seu estatuto. Junto com essa suposta modernização da empresa vem duas políticas. Primeiro, a abertura da empresa para a iniciativa privada, por meio de subsidiárias terceirizadas e participação acionária em empresas privadas; o chamado modelo de gestão da empresa foi estabelecido conforme a lei das Sociedades Anônimas (SA). Sem contar a velha existência das franquias que distribui dinheiro para empresários. Segundo, um duro ataque aos trabalhadores da empresa, por meio da terceirização e da imposição de medidas para aumentar a exploração. O plano do governo é privatizar os Correios brasileiros.

A “modernização” ou “reestruturação” da empresa de correio está sendo colocada em prática em vários países. Em todos os casos, muito parecidos com o brasileiro, está a necessidade dos capitalistas em crise lucrarem à custa das empresa estatais. Em Portugal, os correios estão entre as exigências feitas nos planos de austeridade e serão privatizados.

No artigo, Wagner Pinheiro cita o caso dos correios norte-americanos que estão com uma dívida bilionária e foram obrigados a fechar 200 mil postos de trabalho. Segundo ele, o problema seria a falta de “diversificação” da empresa. Na realidade, o problema é muito mais complexo. Os correios norte-americanos são uma vítima da crise capitalista e deve ser mais um que será privatizado. As demissões e as dívidas são apenas um prenúncio para espoliar a população. Isso sem contar que nos Estados Unidos as empresa privadas de entregas são muito mais presentes, ou seja, tudo caminhou para o desmonte da empresa pública em benefício dos capitalistas.

No Brasil, não dá para acreditar que a tal “modernização tecnológica” pretendida por Pinheiro seja diferente do resto do mundo. O exemplo que a empresa vem dando na prática corrobora exatamente o contrário do que diz o presidente da ECT.

Até agora, não houve grandes demissões na empresa – sem contar os recentes PDVs – mas a cada dia o número de funcionários terceirizados aumenta. Em contrapartida, não aumenta na mesma proporção o número de funcionários contratados e a falta de mão-de-obra e excesso de serviço já é quase um problema crônico na empresa.

Nas últimas campanha salariais, a empresa tem se mostrado completamente intransigente com os trabalhadores. Tem-se colocado em prática uma verdadeira ditadura, inclusive com intervenção nos sindicatos, por meio da corrupção explícita de dirigentes sindicais. Há pelo menos quatro anos, a partir do acordo bianual em 2009, a empresa não negocia verdadeiramente com os trabalhadores. Tem usado fraudes nos sindicatos e a Justiça para estabelecer um arrocho salarial para a categoria.

Na campanha salarial desse ano, a ECT revelou mais um ataque. Quer destruir o plano de saúde da categoria pois, segundo ela, este daria “muitos gastos”.

Vale dizer ainda que o Banco Postal tem sido um dos principais motivos de doenças aos atendentes que estão cumprindo dupla função nas agências. Sem contar que os valores positivos em relação ao Banco Postal, bem como todas as maravilhas citadas por Wagner Pinheiro, não são repassadas aos trabalhadores.

Por fim, no último período, a empresa vem aplicando formas de superexploração dos trabalhadores, como é o caso do SAP (Sistema de Avaliação de Produtividade) que prevê inclusive demissão por justa causa para o funcionário que não cumprir as metas estabelecidas pela empresa.

Tudo o que está dito por Wagner Pinheiro é muito bonito. Mas o que está acontecendo na realidade é que tudo está sendo feito contra os trabalhadores e passando por cima dos seus interesses. Os únicos beneficiados até agora têm sido os capitalistas estrangeiros e nacionais. O dilema real dos Correios não é seguir ou não as necessidades tecnológicas mundiais, mas sim colocar a empresa de fato sob o controle dos trabalhadores e de acordo com os interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário