ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vice-presidente da ECT é acusado por improbidade administrativa

 
Favorecimento de empresários: José Furian Filho e mais dois diretores dos Correios são acusados de ter favorecido franqueada quando era diretor na Diretoria Regional do Interior de São Paulo
Uma editoria interna realizada pela própria ECT descobriu que, em 2003, o contrato de prestação de serviços para uma empresa de cartões de crédito foi transferido de uma Agência própria dos Correios para uma ACF (Agência de Correios Franqueada). A transferência, no entanto, foi autorizada pelo então subgerente de vendas da ECT, José Furian Filho, desconsiderando a média histórica do contrato. Essa transferência serviu para favorecer a ACF.

A média histórica é um valor referente ao pagamento de comissões às agências franqueadas, no cálculo, leva-se em conta o gasto do cliente no último semestre. A comissão paga para a ECT deve ser 5% do valor que exceder essa média histórica.

A autorização dada por José Furian e avalizada pelo então gerente de vendas, Sérgio Paulo Roberto, de desconsiderar essa comissão gerou um prejuízo de R$ 491.630,91 para a ECT, segundo o Ministério Público Federal de Bauru.

Além dos dois, foi movido ação civil também contra o então substituto eventual do gerente de vendas, Wilson Ajax Agostini, e três empregados da ACF Sorocaba, beneficiada pela irregularidade.

ACFs: para os amigos, tudo

A denúncia do Ministério Público é apenas mais uma de muitas irregularidades nos Correios envolvendo contratos com as franqueadas. O que está por trás de tudo são duas políticas que se complementam.

Primeiro, o uso de uma empresa estatal, como é a ECT, para beneficiar empresários. As franquias são essencialmente um esquema de favorecimento dos capitalistas. Elas já nasceram, no início dos anos 90, sem licitação, como um grande esquema de distribuição de favores aos apadrinhados políticos dos diretores de cúpula dos Correios.

Para as ACFs, ficam os lucros oriundos dos altos contratos feitos, para a ECT sobre os gastos com toda a estrutura logística da estatal, os gastos com mão-de-obra etc. Por sinal, são os trabalhadores sempre os mais prejudicados. São funcionários da ECT mas são obrigados a trabalhar para os empresários das franquias, quer dizer, o empresário mantêm meia-dúzia de atendentes terceirizados nas ACFs, muito mal pagos por sinal, e os trabalhadores dos Correios – carteiros, motoristas e operadores de triagem – levam nas costas todo o serviço pelo qual não receberão nada a mais.

Segundo, a política das ACFs é uma espécie de embrião da privatização da ECT. Do que mais poderia ser chamado um esquema de distribuição de dinheiro público para os capitalistas se não de privatização?

Para os trabalhadores, nada

José Furian Filho, então subgerente de vendas na DR-SPI (Diretoria Regional de São Paulo Interior) foi diretor regional na SPM (São Paulo Metropolitana) e agora é o atual vice-presidente de Negócios da ECT.

Essa é a diretoria dos Correios formada por Dilma Rousseff (PT) quando entrou no governo federal. Na mesma direção da mudança no Estatuto da ECT, abrindo o caminho para a privatização, a diretoria é formada por elementos cujo histórico está intimamente ligado aos interesses dos capitalistas.

Essa mesma diretoria, liderada pelo presidente da empresa, Wagner Pinheiro (PT), ao mesmo tempo que distribui dinheiro aos capitalistas está atacando os trabalhadores. A última campanha salarial não deixa mentir. A direção da ECT declarou a intenção de mexer no Plano de Saúde da categoria com a alegação de “excesso de gastos”.

Os trabalhadores devem exigir a transparência total das contas da empresa. A vitória dos trabalhadores dos Correios passa pela luta contra a privatização dentro da empresa e a luta pelo controle da ECT pelos próprios trabalhadores.

Um comentário:

  1. Tá vendo? Depois fala que os trabalhadores são ladrões!! Essa corja da alta direção são os piores ladrões, depois fala que não tem dinheiro para dar um aumento justo a categoria, se fosse o trabalhador já estaria preso e demitido por justa causa, agora esses aí, pelo que eu sei, vai tudo acabar em PIZZA! Alguém duvida??

    ResponderExcluir