ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pós-greve dos Correios

Começam os ataques aos trabalhadores nos setores


Na primeira semana depois da greve, a empresa mostra que quer repetir as retaliações do ano passado contra os grevistas.

A greve acabou e a direção dos Correios já colocou os chefes para assediar os grevistas. Durante a última semana, a primeira após a greve, os chefes começaram a fazer as convocações para a compensação dos dias parados. Estão vindo denúncias de retaliações de vários locais.

A ECT oi frustrada em sua tentativa de descontar os dias parados. Os trabalhadores viram que no dia do último pagamento o valor depositado pela empresa foi menor, mas devido à decisão do TST contrária ao desconto, no mesmo dia a ECT foi obrigada a depositar o restante dos salários.

Isso mostra que a direção da empresa está mal intencionada. O exemplo do ano passado não deixa dúvidas. Logo após a greve de 28 dias, houve uma série de retaliações. Houve casos de trabalhadores que perderam funções, que foram transferidos sem o consentimento, isso sem falar nas convocações para domingos e feriados desrespeitando o descanso semanal.

As retaliações foram tantas que o próprio SAP (Sistema de Avaliação de Produtividade) foi estabelecido pela empresa no pós greve.

Esse ano, muitos chefes começaram a pressionar os trabalhadores para a compensação, antes mesmo que saísse a certidão do julgamento do TST. É importante esclarecer que os trabalhadores tem seis meses para compensar os dias e não são obrigados a compensar, a única pena da não compensação seria o desconto dos dias parados. Porém, mesmo o desconto, também é algo que será contestado pelas organizações dos trabalhadores.

A decisão do TST, embora tenha sido menos pior do que no ano passado, continua sendo um ataque ao direito de greve do trabalhador. É importante dizer que a decisão do tribunal só não foi pior porque os trabalhadores foram contra a ditadura imposta no ano passado.

Os trabalhadores devem ficar de olho em qualquer tentativa dos chefes de perseguir os companheiros que fizeram a greve. Tudo o que acontecer nos setores deve ser relatado para a Fentect e para a corrente Ecetistas em Luta para que seja amplamente denunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário