ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PCO promove atividade sobre os 95 anos da Revolução Russa de 1917

Em novembro
A atividade acontecerá no dia 3 de novembro, em São Paulo, ao longo de todo o dia, com uma programação diversificada de palestras Em 1917, no dia 25 de outubro (ou 7 de novembro segundo o calendário ocidental, gregoriano), os bolcheviques lideravam a revolução contra o governo provisório de Alexandre Kerenski, colocando abaixo definitivamente o governo da burguesia na Rússia. O episódio, ocorrido há 95 anos, inaugurou uma nova etapa na história da luta de classes moderna, quando a classe operária surge diante do mundo como uma força social apta a organizar um governo à sua imagem, socialista.

Marcando o aniversário da Revolução de Outubro, o Partido da Causa Operária organizou um ciclo de atividades sobre o tema, que acontecerão no dia 3 de novembro, em São Paulo.

A atividade principal será uma palestra ministrada pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO e editor do jornal Causa Operária. Na palestra ele debaterá a importância histórica da Revolução Russa para a luta revolucionária moderna e a atualidade do tema.

Antes da Revolução de 1917, a classe operária só havia tomado o poder do Estado em suas mãos uma vez, em Paris, em 1871, durante a Comuna, quando o governo de Napoleão III entra em colapso após a derrota para os alemães na Guerra Franco-Prussiana.

Naquele momento, o proletariado armado assume o controle do Estado e forma um governo democrático, que acaba por sucumbir à paralisia, o que termina em desastre. Após pouco mais de dois meses de governo revolucionário, a Comuna é esmagada pela contrarrevolução burguesa e dezenas de milhares de communards são executados pelos soldados de Thiers.

Depois dessa experiência inicial que termina derrotada, será apenas na Rússia, em 1917, que o proletariado novamente consegue tomar o governo e reorganizá-lo segundo seus interesses de classe. Ao contrário do que acontecera em Paris, no entanto, os revolucionários bolcheviques, mais bem preparados, formam um exército capaz de fazer frente e derrotar a contrarrevolução após um duro período de guerra civil, e podendo, dessa maneira, consolidar a nova classe revolucionária no poder.

A revolução terminaria esmagada somente devido às suas próprias contradições internas, em função do aumento da pressão reacionária sobre o governo, o que leva a que uma ala secundária e burocrática organize um golpe dentro do governo.

A palestra sobre os 95 anos da Revolução Russa analisará em detalhes esses e outros problemas envolvendo essa que foi a revolução mais importante do século XX. Participe! Ela será realizada no salão da Associação Japonesa Kumamoto, na Rua Guimarães Passos, nº 142, próximo à estação Vila Mariana do Metrô. Para maiores informações entre em contato pelo telefone (11) 5584-9322 ou pelo e-mail pco@pco.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário