ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bloco de Oposição põe fim ao balcão de negócios em que transformaram o comando da campanha salarial


Além da vitória da Chapa “Fentect unitária e pela base” composta pelo Bloco de Oposição, os trabalhadores também dever comemorar as mudanças estatutárias aprovadas pela Oposição no Congresso da Fentect.
Foram aprovadas várias mudanças estatutárias que visam a democratizar a Federação e retirar o poder da burocracia sindical sobre as negociações com a ECT, recolocando a Fentect a serviço dos interesses dos trabalhadores e de suas lutas.
A principal mudança neste sentido foi que as negociações salariais serão organizadas por um Comando amplo, formado por um representante por sindicato, que se juntará a seis membros da direção da Fentect,  formando o CNMCS (Comando Nacional de Mobilização da Campanha Salarial) com 41 pessoas. O Comando só poderá assinar o acordo salarial se 2/3 da maioria dos sindicatos aprovar a proposta em suas assembleias, ou seja, se 23 sindicatos aprovarem, antes era preciso apenas 50% mais um dos sindicatos, ou seja, 18.
Com isso, fica quase impossível a direção da ECT comprar os negociadores da campanha salarial, para empurrar goela abaixo da categoria a política de arrocho salarial, pois caso a empresa continue com a política de corromper sindicalistas, neste novo modelo de Comando, a ECT terá que comprar mais de 20 negociadores. No modelo de Comando de negociação anterior, formado apenas por sete pessoas, a direção da ECT comprava 4 membros deste comando para assinar o acordo contra a vontade da categoria e os trabalhadores eram traídos com a maior facilidade. Por isso, os Comandos de negociações eram verdadeiros balcões de negócio entre os sindicalistas do PT e PCdoB que vendiam a categoria para a ECT em troca de cargos e privilégios para seus pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário