ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Em entrevista Rui C. Pimenta assinala que “a divisão da Federação é o ponto central do Congresso”


Na noite de ontem iniciaram-se as atividades do XI Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios, realizado a cada três anos. Após o encerramento dos debates, Causa Operária TV entrevistou uma das lideranças políticas que intervieram na mesa, o presidente nacional do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta.
Ao ser questionado sobre a divisão da Federação Nacional, ponto que muitos dos oradores tocaram, o presidente do PCO declarou:
“Acho que esse é o ponto central do congresso. Evidentemente que tudo o que foi dito aqui é uma introdução, é uma primeira abordagem do problema, mas fica claro também que embora uma maioria fale de unidade, a unidade só pode ser conseguida efetivamente por meio de uma renovação da organização da Fentect que dê oportunidade dos trabalhadores interferirem”.
Rui Costa Pimenta acrescentou ainda que “o que levou à crise é a impermeabilidade das direções, a pressão das bases e a tentativa [dos sindicalistas] de contrariar os trabalhadores em função da política do governo.”
Sobre os partidos políticos que atuam nos Correios e reagem de diferentes maneiras à mobilização da categoria, o dirigente esclareceu também que esse é um ponto que “está sendo explorado por duas facções. De um lado o PCdoB-CTB, que dirige os sindicatos de São Paulo e do Rio de Janeiro que não estão presentes no Congresso e anunciaram que querem fundar uma nova federação, o que é uma política criminosa. E de outro lado, os integrantes do PSTU-Conlutas, que também levantaram a mesma proposta em um movimento combinado, um ataque de dois lados ao mesmo tempo contra a Federação Nacional”.
“Mas eu creio”, concluiu ele, “que a Fentect tem condições de enfrentar esse ataque até porque as direções que estão tentando explorar a ruptura estão tentando explorar uma crise que elas mesmos criaram. Em grande medida os que propõe a ruptura porque a Fentect traiu, são sócios, quando não, tiveram um papel fundamental, prioritário, na traição que eles mesmos condenam nesse momento. Os trabalhadores sabem disso, e daí a fraqueza dessa tentativa.
A entrevista integral pode ser vista em vídeo nesta página, bem como a transmissão ao vivo do XI Contect pelaCausa Operária TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário