ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

domingo, 17 de junho de 2012

Uma vitória espetacular do novo sindicalismo contra a burocracia sindical


Um expressivo avanço da luta contra a burocracia traidora e pela unidade dos trabalhadores dos Correios contra a privatização e pela conquista de suas reivindicações 


 
 
Votos
Percentual dos votos válidos
Chapa 2 – Bloco de Oposição(Ecetistas em Luta/PCO – MRL – Intersindical – Independentes
131
50,4%
 
Chapa 1 – Unidade na Luta(PT/Articulação – PCdoB)
129
49,6%
Abstenção
2
0,76%
TOTAL
262
100%

O XI Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Contect) encerrou-se na madrugada deste domingo (17/06) com a eleição da nova diretoria da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios).
Foram apurados 131 votos para a Chapa de Oposição, Fentect unitária e pela base, integrada pelos militantes da Corrente Ecetistas em Luta (PCO), do MRL, da Intersindical, de Independentes (a maioria dos quais oriundos da ruptura com a FNTC, a chamada “federação anã”, que o PSTU/Conlutas está propondo criar). Para a chapa da situação, do bloco PT/Articulação-PCdoB, foram dados 129 votos.
O resultado que, com pequenas variações, se repetiu ao longo do Congresso expressou o desmoronamento da burocracia sindical e uma importante vitória dos setores classistas que se agruparam no bloco de oposição e de toda a categoria, uma vez que estes e outros resultados do Congresso terão enorme influência nos rumos das próximas lutas da categoria, em uma etapa de avanço da crise capitalista e das tentativas dos patrões e dos seus governos de atacarem os trabalhadores para defenderem seus lucros.
Abre-se uma nova etapa na luta da categoria dos trabalhadores dos Correios, uma das mais combativas e organizadas do País, que deu no Contect um passo decisivo para se livrar dos grilhões que a burocracia sindical procura atar às pernas dos trabalhadores.

Derrota antes do Congresso

A derrocada da burocracia no Congresso é a expressão, limitada pelas condições burocráticas do evento e pelas fraudes impostas pela burocracia, do bloco dirigente que traiu todas as lutas da categoria nos últimos anos e que chegou a o seu nível mais elevado com a aceitação por esses sindicalistas do acordo imposto pela direção da ECT e pelo TST, após 28 dias de greve da categoria, mesmo com a proposta patronal tendo sido rejeitada em todas as 35 assembleias da categoria em todo o País.
A traição à greve marcou um esgotamento da experiência política da maioria da categoria com estas direções tradicionais vinculadas ao governo do PT e à sua política de expropriação dos trabalhadores em favor dos bancos e grandes monopólios e que, nos últimos anos, foram “compradas” pela direção da ECT com centenas de cargos e vantagens para entregarem as lutas dos trabalhadores dos Correios.
Nestas condições, a burocracia do bloco Articulação/PT-PCdoB chegou ao Congresso derrotada e em meio a uma crise que a levou a várias rupturas no seu interior. A mais importante delas, justamente de uma de suas alas mais direitistas, levou a que o setor majoritário do PCdoB/CTB cometesse um dos maiores crimes da sua intensa lista de golpes contra a categoria: propusesse a divisão da combativa organização nacional dos trabalhadores dos Correios, a Fentect, para ajudar a direção da ECT, os patrões e o seu governo servil, a atacar os trabalhadores, inclusive com a privatização dos Correios.
Para levar adiante este golpe, estes agentes da burguesia no movimento operário, que foram colocados por meio de fraudes à frente de importantes sindicatos da categoria, como os de São Paulo e Rio de Janeiro, impuseram – sem qualquer consulta à base da categoria – a desfiliação desses sindicatos da federação nacional, principal entidade de luta dos ecetistas que centraliza sua luta em todo o País.
Além da divisão do PCdoB, a outra ala do bloco traidor, também foi levada à divisão pela enorme revolta dos trabalhadores contra sua política. Ante o repúdio dos ecetistas contra os sindicalistas que assinaram o famigerado acordo bianual e que traíram a greve de 28 dias da categoria, um setor do PT resolveu organizar diretamente os chefes e dirigentes da empresa para tomar de assalto os sindicatos e o congresso da categoria, criando uma cisão petista. Esta, no entanto, não obteve nenhum êxito expressivo e foi escorraçada pelos trabalhadores em alguns lugares como Campinas.
Também fracassou vergonhosamente a tentativa da ala “esquerdista” da burocracia, o PSTU/Conlutas, de evitar a derrota da burocracia da Fentect e dar um verniz esquerdista do PCdoB de rachar a federação, construindo uma “federação anã”, com menos de 5% dos trabalhadores da categoria. Essa empreitada, que começou contando com o apoio parcial de integrantes de diretorias sindicais de cinco sindicatos, adotando como eixo a disseminação da ideia absurda e reacionária de que não é possível lutar e derrotar a burocracia que se mostrou totalmente sem pé nem cabeça no Contect, como de resto em toda a história da luta dos trabalhadores.

Um passo decisivo: o bloco de oposição

Em meio a toda esta crise da burocracia, o ativismo classista da categoria soube tirar proveito, se unificando em torno da defesa da luta contra a burocracia e levantando um programa de defesa da unidade da categoria e de das reivindicações dos trabalhadores.
Esse bloco integrado por dirigentes e militantes de base da Corrente Nacional de Oposição Ecetistas em Luta (PCO), do Movimento Resistência e Luta (MRL), da Intersindical e diversos segmentos independentes, como as diretorias sindicais dos Sindicatos do Amazonas e do Piauí, juntamente com diretores do Sintect–PB, colocou como eixos de sua estruturação e da intensa luta política levada adiante no Contect, a mobilização por derrotar a burocracia não apenas no terreno eleitoral, mas também em torno de questões fundamentais para a categoria como a reorganização da Fentect, com a sua democratização, pondo fim à ditadura da burocracia sobre os trabalhadores e aprovação de uma campanha salarial de luta, controlada pelos trabalhadores com as reivindicações mais sentidas da categoria diante da expropriação dos salários, da terceirização e da política de privatização da ECT do governo, apoiada pelos sindicalistas traidores.
Este bloco desmascarou o papel reacionário da política divisionista da direita e da “esquerda” da burocracia, forçando a unificação no Congresso de todos os setores de oposição, inclusive dos poucos delegados da Conlutas que, em sua maioria, desde os primeiros momentos do Contect demonstrava uma enorme contrariedade com a política que a direção do PSTU procurava impor de rachar a federação, dividir a oposição e dar uma sobrevida à burocracia traidora.

Avanços importantes

Além de derrotar eleitoralmente a burocracia traidora, conquistando a maioria dos cargos da diretoria, que por proposta da oposição foi ampliada e passou a contar com a proporcionalidade direta e qualificada, o bloco de oposição aprovou no Congresso uma série de medidas de democratização da entidade: como
A criação do Comando Nacional de Mobilização da Campanha Salarial, a ser formado por representantes de todas as bases sindicais dos 35 Sindicatos da categoria, tirando de uma máfia que todos os anos se vendia para a empresa, a tarefa de decidir sobre os interesses de mais de 120 mil trabalhadores.
Sob a iniciativa do bloco de oposição o Congresso derrotou a tentativa da burocracia moribunda de tentar impor como pauta base da campanha salarial a famigerada sentença adotada pelo TST, como apoio da direção da ECT e da burocracia sindical, contra a combativa greve de 28 dias de 2011. Em seu lugar foi aprovada uma pauta ampla contemplando o conjunto das reivindicações da categoria, começando pela defesa dos salários com a luta pela reposição integral das perdas salariais e de um aumento salarial de 43,7%, mais reajuste linear de R$ 200.
 O bloco de oposição cuja chapa foi encabeçada pelo companheiro José Rodrigues, do Sintect-PB, decidiu estabelecer o rodízio na secretaria-geral da Fentect como uma de muitas de suas medidas visando por fim à ditadura da burocracia na entidade.
A vitória do bloco de oposição na entidade nacional da categoria ecetistas, presente em todas as cidades do País e que desenvolveu as maiores lutas da classe operária brasileira, é um decisivo passo na construção de um novo sindicalismo que, por certo, terá repercussões enormes não apenas na luta da categoria, mas em todo o movimento operário.
Como em outros momentos, o desenvolvimento da luta dos ecetistas sinaliza as tendências gerais, ainda que menos evoluídas, por hora, do conjunto da classe operária que para enfrentar os planos de “austeridade” da burguesia e do seu governo diante do colapso capitalista precisa retomar para as lutas seus sindicatos e todas as suas organizações e colocar de pé um novo moimento sindical, classista e revolucionário, controlado pelos trabalhadores que vão se levantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário