ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Votação da tese revela que bloco traidor não tem a maioria


A tarefa para o bloco de oposição é fazer uma intensa campanha entre os delegados indecisos para que se unifiquem contra os traidores 

O terceiro dia do XI Contect (Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios) começou pela manhã com as delegações discutindo o ponto de análise de conjuntura. A discussão foi feita pelo plenário que pode se inscrever para falar.
Como era esperado, o principal tema discutido foi mesmo o problema da divisão da categoria. Os delegados do bloco de oposição mostraram, mais uma vez, unidade com intervenções que procuravam mostrar ao mesmo tempo que era preciso derrotar os traidores da Articulação/PT e chamar os delegados do PSTU/Conlutas a votar com a oposição para derrotar esses traidores.
A divisão da categoria, que está sendo levada pelas diretorias dos sindicatos do Rio de Janeiro e de São Paulo, foi denunciada como um crime contra os trabalhadores. Foi proposto pela corrente Ecetistas em Luta e apoiado pelos demais grupos de oposição que a Fentect organize oposições nas bases desses sindicatos divisionistas e nos sindicatos que virem a romper mais para frente.
Mesmo com todo o debate e a prova de que a unidade de toda a oposição praticamente garantirá a derrota do bloco traidor, o PSTU/Conlutas continuou defendendo a ruptura com a Fentect, como se não fosse importante a possibilidade real de derrota dos pelegos.
Após o almoço estava prevista a votação da tese guia do congresso. Haviam seis teses inscritas no congresso: a tese da corrente Ecetistas em Luta, a tese dos companheiros do MRL, a tese da Intersindical, a tese da Articulação/MSB, a tese CUT Socialista e Democrática e a tese da FNTC. Antes do início das discussões foram inscritas outras duas teses: a tese da CTB/PCdoB e a tese “Por uma Fentect de luta” apresentada pelos companheiros do Sintect-PI, Sintect-AM e parte da diretoria do Sintect-PB, sindicatos dissidentes da FNTC.
Antes das discussões da tese, representantes do bloco de oposição haviam conseguido um importante acordo. O acordo consistia em centralizar a votação do bloco de oposição em apenas um tese. Todos os companheiros do bloco apresentaram suas respectivas teses e depois retiraram a proposta em defesa da tese “Por uma Fentect de Luta”, cujo texto era o manifesto aprovado na reunião do bloco feita em São Paulo antes do Contect.
Mais uma vez, a votação da tese guia revelou o equilíbrio de forças no congresso e mais ainda, revelou com clareza que o bloco traidor não tem maioria. Tudo depende de uma unificação geral da oposição.
O resultado da votação da tese guia foi o seguinte: 126 votos para a tese do bloco traidor contra 102 para a tese do bloco oposicionista; a tese da FNTC obteve 22 e a tese CSD dois votos; foram 11 abstenções.
Essa foi a última discussão do dia e os trabalhos se encerraram. O que está colocado para o bloco de oposição é a campanha intensa entre os delegados que ainda não se decidiram para que se unifiquem para derrotar o bloco Articulação-PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário