ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 16 de junho de 2012

Quarto dia de Contect: A derrota da burocracia sindical do bloco Articulação-PCdoB


A integração de outros grupos à oposição confirmou o que já era esperado: o bloco traidor não tem a maioria do congresso 

O quarto dia de congresso teve uma importância histórica para os trabalhadores dos Correios. A burocracia sindical, do bloco Articulação-PCdoB, perdeu a maioria na congresso de trabalhadores.
Logo na primeira votação do dia, com a decisão do PSTU/Conlutas e outros grupos de votar com o bloco de oposição a vantagem para a oposição foi de dez votos. A oposição ganhou por 132 votos a 122 na votação sobre qual seria a pauta de reivindicações usada como base para a discussão.
A proposta do bloco traidor é bem significativa desse grupo que dentro do congresso representa o patrão dos trabalhadores dos Correios. A Articulação-PCdoB defendeu que o Congresso dos Trabalhadores utilizasse  o Acórdão do TST como base. Esse Acórdão representa os ataques da direção da empresa, do governo e da Justiça patronal contra os ecetistas. Na greve do ano passado, que durou 28 dias, a última arma dos patrões foi levar a decisão ao TST. Ali, como não poderia ser diferente, os ministros impuseram os piores ataques aos trabalhadores. Apenas para citar um exemplo: a compensação dos dias parados nos finais de semana.
Era esse acórdão, odiado pelos trabalhadores, que o bloco Articulação-PCdoB queria que servisse de base para as discussões da pauta da campanha salarial. A proposta do bloco traidor revela claramente que este é um grupo intimamente ligado aos interesses dos patrões, é um bloco anti-trabalhador.
A derrota do bloco Articulação-PCdoB representa o fim da burocracia sindical como força política, independentemente do resultado que possa ocorrer até o final do congresso.
Na segunda parte do dia, foi feita a discussão sobre o SAP e sobre o PCCS, dois mecanismos de exploração que a empresa está colocando em prática contra a categoria.
A SAP (Sistema de Avaliação de Produtividade) é uma arma da empresa para assediar, escravizar e demitir trabalhadores. As intervenções deixaram claro que todos dizem ser contra o SAP, mas que na prática é a direção da empresa, da Articulação/PT, que está implementando. Prova disso é que a tese da Articulação defende que haja um sistema de avaliação mais “suave”, que na realidade é uma forma de defender que o patrão continue explorando os trabalhadores dos Correios.
No caso do PCCS 2008, um dos principais ataques é o cargo amplo, no qual as funções dos trabalhadores ficam na mão da empresa, Há centenas de casos de trabalhadores que estão cumprindo cargos e funções que não são a deles, como OTT fazendo serviço de carteiro e outros casos. O PCCS 2008 é conhecido como PCCS da Escravidão e traz vários outros ataques à categoria, como a terceirização.
Esses mecanismos de super-exploração dos trabalhadores têm por trás a política de privatização dos Correios.
No último dia de congresso será discutida a campanha salarial da categoria e a eleição da nova diretoria da Fentect. Se a vantagem da oposição se confirmar, será um passo importante para uma campanha salarial forte e que realmente esteja de acordo com os interesses dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário