ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Congresso dos trabalhadores dos Correios e a crise da burocracia


O Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios que está sendo realizado essa semana tem uma importância enorme não apenas para a categoria, como para os trabalhadores de todo o País.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma das principais estatais brasileiras, contando com cerca de 150 mil trabalhadores, incluindo os terceirizados. Esses trabalhadores estão unificados numa federação nacional, o que foi importante para que essa categoria fosse protagonista das mais importantes greves do País nos últimos dez anos, pelo menos.
Esse Congresso acontece em um momento decisivo. A crise da atual direção majoritária da Federação (PT/Articulação) chegou a tal ponto que a oposição tem chances concretas de ganhar a direção da entidade.
Em meio a essa crise, outras alas da burocracia (PCdoB e PSTU) lançaram uma proposta desesperada que esconde essa crise: dividir a organização unitária dos trabalhadores. Além de beneficiar aqueles que querem romper, a divisão é um expediente para salvar o PT/Articulação de uma derrota acachapante.
Já na eleição dos delegados para o Congresso, o PSTU sob o pretexto de que a Federação deveria ser dividida, cedeu delegados para o PT em vários estados. A sua saída da Federação apenas facilitaria a manutenção do PT na direção da entidade.
O primeiro dia de Congresso forneceu provas concretas de que a oposição pode derrotar o PT/Articulação. A primeira votação, que decidia sobre a composição da mesa, deu uma vantagem de 30 votos para a oposição. A última votação também mostrou esse fato, pela negativa. O PSTU se absteve numa votação que decidiria sobre a substituição de uma delegada e deu, assim um delegado de graça para a atual direção majoritária da Fentect, que esse partido diz combater. Mesmo com essa abstenção, a diferença foi de apenas três votos, mostrando que mesmo sem eles há grande chance de a oposição ganhar a Federação, mostrando o caminho do desenvolvimento do movimento sindical brasileiro num sentido revolucionário e sua libertação da prisão burocrática em que foi colocado.
Esse Congreso marca o início do fim da dominação do PT/Articulação sobre o movimento sindical dos Correios, um modelo que se repetirá inevitavelmente em escala nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário