ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Defender a unidade da categoria para derrotar os sindicalistas traidores do PCdoB - Articulação/PT


Democratizar a Fentect, colocá-la a serviço da nossa luta, barrar a privatização e fazer vitoriosa a nossa campanha salarial. Leia a declaração aprovada pelos sindicatos e grupos de oposição para o XI Contect 


Leia na íntegra a declaração aprovada pelos sindicatos e grupos de oposição, reunidos em plenária na última segunda-feira, em São Paulo.
"Declaração aos Trabalhadores dos Correios

Defender a unidade da categoria para derrotar os sindicalistas traidores do PCdoB - Articulação/PT

Democratizar a Fentect, colocá-la a serviço da nossa luta, barrar a privatização e fazer vitoriosa a nossa campanha salarial

Reunidos em São Paulo, para debater a situação da nossa categoria às vésperas da realização do XI Contect (Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios), dirigentes sindicais e ativistas representantes da base de 21 Sintects: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Uberaba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Piauí, Paraíba, Ceará, Ribeirão Preto, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Juiz de Fora, Tocantins e Roraima com diversas correntes de oposição dentro da categoria e representando cerca de 40% dos delegados eleitos para o Congresso deliberamos formalizar um bloco de oposição à burocracia traidora do PT/Articulação - PCdoB que ainda detém o controle da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios). Entre os quais 11 integrantes ou representantes de diretorias de sindicatos e da Fentect.

A crise da nossa organização sindical

Essa burocracia é a responsável pelas maiores derrotas e traições à nossa categoria nos últimos anos, como na combativa greve de 28 dias, no ano passado, e a fraudulenta assinatura do acordo bianual (2009-2011), em oposição à vontade da maioria da categoria e, por isso, nos dirigimos aos ecetistas de todo o País para fazer um chamado à unidade da categoria e de todos os setores que se reivindicam de oposição e a favor da defesa dos interesses dos trabalhadores em prol de uma luta nacional pela derrota desta burocracia traidora e pela vitória dos trabalhadores no Contect e nas lutas da categoria e por uma completa transformação no funcionamento da federação nacional para coloca-la sob o controle das bases e a serviço das lutas.

Nossa união é nossa força! Não à divisão da categoria

O Contect vai se realizar no momento de enorme crise da burocracia com rachas no PCdoB e PT/Articulação e com setores do PCdoB e do PSTU/Conlutas defendendo a ruptura com a Fentect e a criação de outras federações, ou seja, a destruição da nossa unidade nacional, duramente conquistada na luta.
Depois de entregarem nossas campanhas salariais e outras lutas (PCCS, Postalis etc.) esses traidores à serviço dos patrões querem destruir uma das maiores conquistas da luta da nossa categoria: a unidade nacional dos trabalhadores dos correios em um único movimento nacional.
Nos últimos anos percebemos claramente que um dos maiores avanços que os trabalhadores podem alcançar  é o avanço na sua consciência e na sua organização na luta contra os patrões. Nossa experiência nos levou a conquistar nossa organização nacional, com a formação de uma entidade única, que possibilitou à categoria por meio de sua luta nacional,  obter importantes conquistas e barrar a privatização dos Correios, o que não foi possível em muitas outras categorias que foram divididas pela política patronal de suas direções.
Todo trabalhador sabe que a união é a nossa maior arma na luta contra os patrões e seu governo. Somos uma só categoria, trabalhamos em uma única empresa, com um mesmo patrão e só os traidores podem defender a nossa divisão em inúmeras campanhas salariais.
Nossa unidade está ameaçada pela ação criminosa do PCdoB, que à frente dos sindicatos importantes como os de SP e do RJ e no controle da própria federação (junto com a Articulação/PT) traiu todas as nossas lutas, aprovou o acordo bianual e apoiou a privatização da empresa, o SAP e todas as medidas contra os trabalhadores.
Diante da revolta da categoria contra suas traições e com medo de serem derrotados pela oposição, esses traidores passaram a defender abertamente a divisão da federação nacional e a construção de novas “federações”, com o claro objetivo de defender os interesses dos patrões e do governo em dividir os trabalhadores e enfraquecer nossa luta.
Esta operação da quadrilha de bandidos do PCdoB/CTB de defender a divisão dos trabalhadores a serviço dos patrões, está sendo apoiada por outra ala minoritária da burocracia sindical, do PSTU/Conlutas, que não só adotou a política reacionária de aplaudir a iniciativa dos traidores do PCdoB, como também defende a construção de “sua” própria federação, conhecida na categoria por “federação anã”, por agrupar pouco mais de 5% dos trabalhadores dos correios.
Um golpe de poucos dirigentes sindicais de apenas cinco sindicatos, nos quais a categoria não está sequer informada do que está sendo feito em seu nome e não foi consultada sobre tal medida. Em alguns casos (como o da Paraíba) conta com a rejeição explicita até mesmo da maioria dos diretores da entidade.
Chamamos os trabalhadores dos correios de todo o país a repudiarem o ataque à nossa luta que representa esta política divisionista e a defender essa que é a nossa principal arma: nossa união e nossa organização nacional.
Contra esta política divisionista propomos avançar na nossa unificação, passando por cima da divisão que a burocracia procura impor, fortalecendo a organização nacional dos trabalhadores dos Correios, o que deve ser amplamente debatido nos locais de trabalho, em assembleias e congressos regionais da categoria em todo o País.

Recuperar a Fentect para a luta

Necessitamos de uma reorganização completa da organização sindical da nossa categoria criando e fortalecendo, além da entidade nacional, organizações locais, municipais e regionais mais adequadas para a luta e efetivamente colocar a luta nacional sob o controle das bases.
Esta é a luta que propomos a todos os trabalhadores dos correios e não o engodo patronal da divisão da categoria. Nos propomos a lutar e mobilizar os trabalhadores até que os traidores sejam completamente derrotados e a nossa organização nacional colocada sob o controle das bases e a serviço da luta

Organizar a categoria na luta contra a privatização, pela base em SP, RJ e todo o País

Toda esta operação criminosa de setores da burocracia de dividir a categoria e enfraquecer sua luta se dá no exato momento de avanço da crise capitalista, quando os tubarões capitalistas e seus governos querem impor a privatização dos Correios, seus planos de aumento da exploração dos trabalhadores (SAP e outros) e de ataque às conquistas realizadas nas nossas lutas (plano médico e outros).
Um dos pilares fundamentais da luta da nossa categoria é o eixo Rio-SP, cujos sindicatos estão nas mãos dos patrões, através do PCdoB.  Nosso bloco defende que o Contect não só deve repudiar a divisão da categoria, como também adote medidas para expulsar desses sindicatos e de todas as organizações sindicais do País estes traidores e recuperar estes sindicatos para os trabalhadores que são os seus legítimos donos.
Contra a política divisionista das diretorias pelegas de SP e RJ (e outros), organizar oposições que defendam a unidade da organização e da luta da categoria nas bases desses sindicatos e impulsionar pela base a organização da mobilização da categoria contra a privatização em defesa das reivindicações dos ecetistas.
Na base destes sindicatos é preciso também construir oposições classistas unificadas para expulsar os pelegos traidores dos sindicatos e retomar essas organizações locais para as mãos dos trabalhadores.

Contra a divisão, revolucionar a organização da categoria e colocar as direções e o comando sob o controle dos trabalhadores

Contra o monopólio da burocracia, propomos revolucionar a organização nacional da categoria, como a ampliação da diretoria da Fentect para cumprir de fato o papel de direção nacional, tornando-a amplamente representativa de todas as regiões e setores. Para pôr fim aos “comandos de negociação” minoritários cujos integrantes foram – em sua grande maioria – comprados pela direção da ECT, com cargos e vantagens nos últimos anos, após as assinaturas de acordos salariais prejudiciais aos trabalhadores, chamamos a eleger um amplo comando de mobilização e negociação, para a próxima campanha salarial, com representantes de todas as bases sindicais – eleitos e revogáveis pelas assembleias da categoria, cujos integrantes (assim como todos dirigentes sindicais) sejam expulsos do movimento sindical dos correios e tratados como traidores caso aceitem qualquer cargo de confiança da direção da empresa. Propomos que o estatuto da Fentect traga a proibição de qualquer dirigente sindical assumir qualquer cargo na empresa durante seu mandato e três anos após o término do mesmo sob pena de processos criminais e indenizações, adiante dos prejuízos trazidos à categoria.
Não há e não pode haver lugar nas organizações sindicais para os carrascos dos trabalhadores, para os que se venderam para os patrões e venderam a luta operária na organização sindical.

A burocracia está em crise: unidade da categoria e de todos os setores de oposição para derrotar a burocracia e levar os trabalhadores à vitória

A burocracia sindical da Fentect e da maioria dos sindicatos controlados pelo bloco traidor PCdoB/CTB-Articulação/PT atravessa a maior crise de sua história, resultado da experiência de uma grande parcela da categoria com a sua traição a serviço dos patrões.
A burocracia do PCdoB-Articulação/PT chega ao congresso amplamente repudiada pela categoria, dividida e abatida por uma redução da sua bancada. Ao contrário do último congresso, no qual os setores de oposição tiveram apenas cerca de 25% dos delegados contra 75% de delegados do bloco PCdoB-PT, nesse Contect, a bancada dos setores que se declaram de oposição está próxima de 50%, um crescimento de 100%, com possibilidades de derrotar a burocracia traidora.
Isso reflete parcialmente a situação na base da categoria, onde esses sindicalistas traidores do bloco majoritário são amplamente repudiados e não têm mais o apoio dos trabalhadores em lugar algum. A situação não está ainda decidida a favor dos trabalhadores por conta dos mecanismos burocráticos e fraudes no processo de eleição e da capitulação de setores que se declaram de oposição, como o PSTU/Conlutas, que se recusou a participar da eleição de delegados em alguns sindicatos, ajudando a aumentar a bancada dos traidores, deixando claro que a política de ruptura e de fuga é uma tábua de salvação para a ala do sindicalismo vendida para os patrões.

É hora de virar o jogo, de derrotar a burocracia e fazer avançar nossa luta

Os sindicalistas reunidos em SP, militantes de diferentes forças da oposição (Ecetistas em Luta/PCO, MRL, Intersindical, Independentes), chamam todos os trabalhadores e os sindicalistas que se reivindicam de oposição, inclusive da Conlutas, a se somarem à luta para derrubar a burocracia pelega e colocar a Fentect efetivamente sob o controle das bases,  estabelecendo uma nova direção para o movimento nacional, que não pode ser uma mera troca de pessoas, mas de métodos, de  organização e de programa.

Organizar a campanha salarial nacional unificada, sob o comando da categoria para derrotar o nazismo do SAP e a privatização

Nossa campanha salarial 2012 vai se dar num quadro de agravamento da crise e de intensificação das lutas operárias no Brasil contra os “planos de austeridade” que representam um aprofundamento do ataque à classe trabalhadora e ao povo.
Já há sinais claros dessa tendência nas lutas dos trabalhadores dos transportes, da construção civil, professores etc.
Propomos que o Contect e as assembleias de base da categoria deliberem um plano de mobilização que se posicione claramente na defesa das reivindicações dos trabalhadores diante da crise, tendo como pontos centrais a luta contra a privatização – para a qual é fundamental chamar a unidade com os petroleiros e outras categorias das empresas estatais e serviços públicos –, a defesa da reposição integral das perdas salariais da categoria, contra as medidas de superexploração adotadas pela direção da ECT: fim do SAP, terceirização, das dobras, defesa do convênio médico e contra o PCCS da escravidão.

Organizar já a campanha salarial

É preciso aprovar a imediata preparação da campanha salarial; começando por organizar assembleias na base dos sindicatos dissidentes para unificar a campanha salarial e convocar um Conrep (Conselho de Representantes) massivo para organizar a greve da categoria para o começo do segundo semestre.
A campanha salarial diz respeito à vida e aos interesses de 150 mil trabalhadores e não pode ser tratada como um assunto privado de meia dúzia de sindicalistas. Para tanto é preciso adotar medidas tais como a distribuição da proposta de pauta aprovada no Congresso em toda a categoria através de uma publicação especial; o aumento do número de membros do Comando Nacional de Mobilização e Negociação com a presença de um representante de cada sindicato (eleito e revogável em assembleia) mais 10 eleitos no Contect ou Conrep e que o acordo coletivo só possa ser assinado com a aprovação de 2/3 dos sindicatos de todo o País.

Trabalhador dos correios, fique de olho no seu interesse!

O XI Congresso não é um assunto de interesse de sindicalistas, mas de todos os trabalhadores. Ali serão tomadas decisões da maior importância para vida dos 150 mil trabalhadores dos correios.
Estaremos informando pela internet o andamento do congresso para que os trabalhadores possam fiscalizar quem está a favor e quem está contra a unidade da categoria, a luta para derrotar os sindicalistas vendidos e patronais e quem está enganando o trabalhador.
Não permita que o seu interesse seja manipulado por pessoas que não têm interesse na nossa luta.


São Paulo, 4 de junho de 2012."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário