ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 19 de junho de 2012

Secretaria geral da federação será rotativa

Bloco de oposição quer liquidar a ditadura na Fentect:



Conforme ficou estabelecido entre as correntes que compõem o Fórum de Oposição durante o Congresso, o cargo de secretário-geral da Fentect, o cargo máximo da federação, será ocupado por meio de um sistema de rodízio entre as forças políticas que compõem a oposição

<t1>O bloco de oposição, que saiu vencedor do XI Contect (Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios) ocorrido na semana passada decidiu em comum acordo entre os grupos que o compõem que a secretaria geral da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) será rotativa, ou seja, será exercida em sistema de rodízio entre os grupos de oposição.
A secretaria geral é o cargo máximo da direção da Fentect. A proposta do Bloco de oposição, que venceu o congresso com diferença de dois votos, é democratizar a direção da federação e liquidar todos os aspectos da ditadura burocrática que vigora há muito tempo no funcionamento da entidade. A proposta de secretaria geral rotativa está inclusive estabelecida na ata do congresso e foi aceita inclusive pelo bloco situacionista composto pela Articulação/PT e PCdoB.
Assim como outras propostas democratizantes, como por exemplo, a ampliação da diretoria da Fentect de 13 para 21 cargos, retirando de uma pequena cúpula as decisões sobre os rumos políticos da federação. O comando de negociação da campanha salarial também foi modificado e passou a se chamar Comando Nacional de Mobilização da Campanha Salarial com um representante de cada sindicato, mais seis membros indicados pelo colegiado da Fentect. Outras mudanças estatutárias importantes foram aprovadas no XI Contect, que são um reflexo da situação política da própria categoria que há muito reivindica maior democracia no movimento sindical dos Correios depois de tantos anos de muita traição.
Aliada a essa mudança estatutária está a vitória da oposição. O bloco oposicionista, que formou a chapa Fentect Unitária e pela base, formado por militantes da corrente Ecetistas em Luta (PCO), MRL (Movimento Resistência e Luta), Intersindical, MUTE (Movimento Unitário dos Trabalhadores Ecetistas), Alternativa Ecetista e independentes estará compondo os principais cargos da Fentect, a começar pela secretaria geral. A proposta aceita por todos os grupos da oposição foi que o cargo fosse rotativo. A cada seis meses, um membro de um grupo da oposição estaria na secretaria geral.
Essa decisão está de acordo com o espírito democrático que esteve em pauta nas discussões da oposição durante todo o congresso. Essa decisão vem para pôr fim à ditadura que a Articulação do PT e o restante da burocracia sindical impuseram na Fentect, tratando os trabalhadores como se fossem súditos de um império, submetendo a categoria aos piores ataques arquitetados pela direção da ECT.
Como fiador deste acordo foi escolhido o companheiro José Rodrigues, do Sintect-PI, que será um dos membros do colegiado a exercer o cargo de secretário geral.
A vitória do bloco oposicionista é a expressão dos anseios dos mais de 110 mil trabalhadores  ecetistas nas bases, assim como todas as mudanças que foram aprovadas. Resta agora, ao bloco de oposição, estabelecer como será colocado em prática o rodízio na secretaria geral e como serão divididos os demais cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário