ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Federação Anã: ”Mais pelega” que a Fentect




O PSTU/Conlutas divulga amplamente que a Fentect é pelega, mas este argumento não passa de um discurso sem qualquer conteúdo real.

O PSTU/Conlutas está propondo rachar com a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores nas empresas de Correios e Telégrafos), pois esta seria “governista” e não representaria mais o interesse dos trabalhadores.
Vejam bem. O argumento da Conlutas não é o de que a maioria da direção da Fentect seja “governista” e não represente o interesse dos trabalhadores dos correios e sim, toda a Fentect, que além da maioria da direção tem uma minoria opositora, trinta e cinco sindicatos e organiza a luta de mais de 110 mil trabalhadores nacionalmente, além de contar com mais de uma dúzia de correntes políticas organizadas no seu interior. Segundo a “nova” teoria do PSTU/Conlutas todo este conjunto seria “governista” e “pelego”.
Essa afirmação não passa de uma enorme confusão política e teórica que revela que, na realidade, nem os dirigentes do PSTU/Conlutas e menos ainda os seus militantes sabem o que é uma organização sindical.
Nesta “nova” teoria, a organização sindical fica reduzida apenas à sua direção e nem mesmo a toda esta direção, mas apenas à facção majoritária desta direção, todo o resto perdendo completamente a importância.
Omitem que a Fentect possui uma direção, que sua composição é proporcional e com diversas correntes políticas. Conta com 35 sindicatos filiados e mais de 110 mil trabalhadores que podem influenciar e pressionar as suas direções sindicais.
Estão confundindo a entidade com a direção. Mas não é apenas confusão política e sim uma mistura de ignorância política crassa com oportunismo com interesses bem claros que não correspondem à defesa dos trabalhadores, mas a um carreirismo e na luta por interesses pessoais.
Ignoram que neste momento, em que a classe operária começa a superar um longo período de refluxo, há um enorme domínio da burocracia sindical sobre as organizações sindicais. Como uma organização trotskista deveriam ter claro que este fato é um fenômeno social e histórico inevitável. Leon Trotsky no livro Os sindicatos na época da decadência imperialista afirmou que “há uma característica comum no desenvolvimento ou, para sermos mais exatos, na degeneração das modernas organizações sindicais de todo o mundo: sua a aproximação e sua vinculação cada vez mais estreitas com o poder estatal. Esse processo é igualmente característico dos sindicatos neutros, social-democratas, comunistas e anarquistas. Somente este fato demonstra que a tendência a "estreitar vínculos" não é própria desta ou daquela doutrina, mas provém de condições sociais comuns a todos os sindicatos”. Isso significa, colocando em poucas palavras, que não tendo uma direção revolucionária, os sindicatos são quase que automaticamente integrados ao Estado burguês. Significa também que não há organização enquanto tal que esteja imune a este fenômeno, mas que somente uma luta permanente contra a burguesia pode garantir a existência de organizações independentes e de luta.
Para um revolucionário o grau de atrelamento de um sindicato ao governo ou ao Estado ou aos patrões de cada setor da produção não pode levar ninguém e menos ainda quem se diz revolucionário e marxista a abandonar a luta ou dividir as organizações simplesmente porque estas fantasias organizativas não correspondem à evolução do conjunto dos trabalhadores e a única base para a constituição de uma nova direção para o movimento é a própria evolução dos trabalhadores.
Tais questões fundamentais, no entanto, não fazem parte das preocupações dos dirigentes e militantes da Conlutas para quem tudo o que importa é a evolução do aparato sindical.

O peleguismo da Fentect

Se for realizada uma análise concreta da situação do movimento sindical nacional e das traições contra os trabalhadores, a Fentect passa longe de ser a entidade que mais traiu os trabalhadores, tomada na concepção do PSTU/Conlutas.
No momento em que o ataque tem se tornado cada vez mais agudo e sistemático contra a classe trabalhadora, com dezenas de sindicatos de várias categorias aprovando acordos bianuais seguidos, a Fentect somente aprovou um, e que somente foi aprovado através da fraude e de uma crise gigantesca. E depois desse fato, a imposição do acordo bianual nunca mais foi proposta e nem sequer mencionado. Ou seja, foi derrotado de maneira completa dentro da Fentect, apesar da vontade da sua direção de fazer como todos os demais sindicatos estatais vem fazendo, ou seja, instituir de uma vez por todas o acordo bianual.
Citamos este fato, porque este é o maior ataque contra os trabalhadores no último período e atinge diretamente o interesse fundamental do trabalhador que é o seu salário.
Este fato mostra que as federações e sindicato governistas não são todos iguais, não são instrumentos obedientes nas mãos da burocracia, mas são diretamente influenciados pelos trabalhadores. Na verdade o acordo bianual e outros ataques dentro dos Correios foram derrotados pela mobilização e luta dos trabalhadores e pela luta de partidos dentro da organização da Fentect, com todas as restrições burocráticas existentes.
É importante lembrar que o único acordo bianual foi aprovado devido a fraude, senão nunca teria sido aprovado. O acordo bianual foi derrotado devido à dura luta travada pelos trabalhadores e pelos setores oposicionistas dentro da Fentect e dos sindicatos, em primeiro lugar, a corrente Ecetistas em Luta ligada ao PCO.
A burocracia sindical foi derrotada e sua política não foi implantada, e observe que os mesmos traidores continuam na ala majoritária da federação, mas não conseguem impor essa política devido aos trabalhadores. Da mesma forma, anteriormente, os trabalhadores rejeitaram e derrotaram a política estabelecida pelo governo FHC e defendida por toda a burocracia sindical de substituir os aumentos salariais por abonos e pela pretensa “participação nos lucros”.

A questão do abono

Outra derrota da burocracia sindical e da direção dos Correios foi à política de abono salarial. Enquanto o abono é colocado em praticamente todas as categorias como uma vitória pela burocracia sindical, nos correios os trabalhadores derrotaram essa política.
O abono foi implantando nos Correios pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e apoiado pela direção da Fentect, nesse período nas mãos do PSTU, como uma grande vitória dos trabalhadores. É importante lembrar que todas as correntes políticas do movimento sindical – o famoso Bando dos Quatro (PT-PCdoB-Psol-PSTU) dos Correios apoiavam o abono, somente a corrente Ecetistas em Luta, do PCO era contra e realizou inúmeras campanhas contra o abono e denunciou a farsa do abano como um ataque ao salário do ecetista.
O abono foi derrotado dentro da Fentect pelos trabalhadores e não foi preciso derrotar essa política rachando a categoria. Apenas realizando uma firme campanha de denúncia e esclarecimento dos trabalhadores, com uma luta principista contra a burocracia sindical.
Estes fatos são a demonstração de que os trabalhadores podem e não apenas podem, mas efetivamente irão derrotar a burocracia sindical. Que a evolução da consciência da classe operária modifica as organizações sindicais e pode transformá-las completamente. Este conceito fundamental da luta de classes está totalmente ausente dos cálculos políticos do PSTU/Conlutas que não acredita nem na evolução da história nem no poder político dos trabalhadores, pois se os trabalhadores não são capazes de derrotar a burocracia sindical de segunda linha do PT, é óbvio que não serão também capazes de derrotar a burguesia local e o poderoso imperialismo mundial. Isso mostra que toda a conversa sobre a revolução mundial e a IV Internacional não passam... de conversa.

A política de privatização

O processo de privatização das empresas estatais foi colocado em marcha pelo governo neoliberal de FHC. E desde então uma infinidade de empresas foi privatizadas, seja em maior ou menor grau. Nesse processo o Correio é uma das menos atacadas e esse processo é extremamente defensivo. Isso só ocorre porque os trabalhadores estão derrotando as tentativas de privatização da ECT. E apesar de toda a burocracia do Bando dos Quatro apoiar todas essas políticas citadas e tentar desmobilizar a categoria para implantá-las, foram derrotadas pela luta dos trabalhadores centralizados pelo aparato dos sindicatos e da Fentect, contra a direção destes aparatos.

PSTU/Conlutas propõe rachar a Fentect

O PSTU/Conlutas propõe rachar a Fentect, dividindo a categoria, e criar a FNTC (Federação Nacional dos Trabalhadores nos Correios) e que foi apelidada pelos trabalhadores de Federação Anã, devido ao pequeno número de sindicatos e de trabalhadores na sua base (apenas 6% do total). Isso porque a Fentect estaria dominada pelos “governistas” do PT e do PCdoB e não corresponde mais aos interesses dos trabalhadores, e que deve ser criada uma outra federação de luta, pura e livre dos pelegos e “governistas”.
A federação criada proposta pelo PSTU/Conlutas agrupou os menores sindicatos do país e possui menos de 7% dos trabalhadores. São eles: Sintect-AM, Sintect-PB, Sintect-PI, Sintect-SJO, Sintect-VP e Sintect-PE.
São pequenos sindicatos que não possuem força para impor sua política contra a direção da ECT, que vai negociar com a Fentect e enfiar goela abaixo desses sindicatos a proposta da campanha salarial apresentada pelos patrões. Ou seja, vão ficar a reboque da política da Fentect e da direção da empresa e, pior, sem poder influir na luta interna da federação. Do ponto de vista da luta sindical e política é uma política de autoisolamento.
A divisão dos trabalhadores pode ainda contribuir para a manutenção do PT na direção da Fentect, pois a burocracia sindical do PT e do PCdoB vive a maior crise da sua história no movimento dos Correios e corre um grande risco de perder no Congresso da Fentect. A mobilização da categoria nos últimos anos, que levou o bloco dominante PT-PCdoB à sua crise final, está resultando em um quadro muito favorável aos setores oposicionistas no Congresso.
A saída do PCdoB na Fentect é o resultado dessa crise. A decisão é desesperada de quem foi atropelado pela mobilização dos trabalhadores em São Paulo e no Rio de Janeiro para tentar uma sobrevida através da traição que é a divisão da categoria.
Para piorar a situação do bloco pelego, a pequena maioria de delegados não garante um maioria política real e sólida. O bloco está todo esfacelado e enfraquecido, abrindo ainda mais as possibilidades para a oposição, tanto no congresso como na campanha salarial.
O racha do PSTU/Conlutas leva uma parte da oposição e somente facilita e dá uma sobrevida a burocracia do PT a frente da federação.
O problema fundamental para o bloco pelego dominante é que perdeu completamente a autoridade sobre os trabalhadores e, neste momento, somente sobrevive às custas de controlar precariamente um aparelho. Este problema é totalmente ignorado pelo PSTU/Conlutas e pelos seus aliados.


A nova federação criada pelo PSTU/Conlutas será mais combativa do que a Fentect?

Diante de todos os fatos apresentados fica uma pergunta: a nova federação do PSTU/Conlutas será mais combativa do que a Fentect?
Podemos utilizar como base para responder a este pergunta a experiência de outras categorias. Nos petroleiros existe um “clone” da federação anã dos Correios cuja atividade como “federação”durante os últimos seis anos podemos utilizar para tirar conclusões importantes dessa experiência.
O exemplo dos petroleiros é exatamente igual ao que está ocorrendo nos Correios. Nos petroleiros todos os sindicatos do país estavam filiados a FUP (Federação Única dos Petroleiros), que assim como na Fentect foi dominada pela burocracia sindical do PT.
Em 2006, o PSTU/Conlutas aliciou e iludiu cinco sindicatos para romper com a “governista” FUP para a criação de uma nova federação combativa e livre de pelegos. Para isso criaram a FNP, no início Frente Nacional dos Petroleiros que depois originou a Federação Nacional dos Petroleiros, formada por apenas cinco sindicatos e com um número reduzido de trabalhadores em comparação com a FUP, exatamente o mesmo processo que está sendo colocado em marcha nos correios.
Em comparação com a FNTC, a FNP é o dobro em representação dos trabalhadores relacionados aos seus respectivos rachas. O racha foi a partir de sindicatos pequenos em relação aos da FUP, onde possui seis sindicatos com uma base de aproximadamente 35 mil trabalhadores, quando a FUP possui 12 sindicatos e mais de 150 mil trabalhadores, ou seja pouco mais de 20% dos trabalhadores. Isso signica que a FNP poderia ter até mesmo mais influência do que a projetada federação anã dos correios.
Com essas informações podemos tirar a conclusão que são casos iguais para a mesma condição e situação.

E qual a realidade dessa nova federação?

A realidade dessa nova federação nos petroleiros é que ela se tornou nada mais e nada menos que um mero anexo da burocracia do PT e dá o aval para toda política de ataque ao movimento dos petroleiros.
A nova federação já assinou três acordos bianuais e pelo que tudo indica continuará aprovando nos próximos anos, pois não faz nenhum oposição aos acordos bianuais.
Também assinam todos os acordos salariais rebaixados impostos pela direção da Petrobrás e que foram negociados com a FUP. Reafirmamos que os acordos são exatamente iguais.
Um dos motivos é não possui força para negociar com a direção da Petrobrás e deixa o caminho livre para a burocracia sindical do PT na FUP negociar o que quiser com a empresa seguindo como o rabo segue o cachorro tudo o que é feito pela federação oficial. Tudo porque a oposição ficou ainda mais reduzida após o racha do PSTU/Conlutas dentro da FUP.
Os acordos bianuais e os acordos salariais rabaixados que foram impostos pela Petrobrás eram necessários de serem aprovados? Por que a direção da Federação Anã dos petroleiros do PSTU/Conlutas assinou os acordos? Os sindicalistas deveriam ter se colocado contrários à assinatura dos acordos bianuais e as propostas da Petrobrás e não assinando. Deveriam ter denunciando amplamente na base da categoria a tentativa da empresa em atacar os trabalhadores e explicar por que não estavam assinando. Mas o que houve foi um silêncio absoluto em torno do acordo bianual.
Não fizeram nada disso, a federação anã dos petroleiros, filiada à Conlutas, é uma simples sombra da FUP filiada à CUT.
Nos Correios o acordo bianual foi derrotado de maneira definitiva. O acordo bianual foi derrotado através de uma enorme campanha de denúncias e de mobilização dos trabalhadores. Particularmente a campanha foi realizada pela corrente Ecetistas em Luta através de boletins distribuídos amplamente na base de vários sindicatos.
A campanha foi tamanha que o quando o pelego do PCdoB do Sintect-RJ, “Ronaldão” (hoje aplaudido pelo PSTU), declarou que iria passar por cima do comando de negociação e assinar o acordo, foi impedido devido a dois ônibus com trabalhadores de Minas Gerais financiados pelo Sintect-MG e pela corrente Ecetistas em Luta para dar uma “coça” nos traidores. Fato que ocorreu e impediu a assinatura e abriu uma enorme crise no meio da burocracia sindical da Fentect. Para aprovar o acordo este mesmo PCdoB, que agora o PSTU elogia e apoia fraudou duas assembleias de trabalhadores porque não conseguiam aprovar o acordo de forma nenhuma.
A rejeição dos trabalhadores ao acordo bianual na Fentect foi tamanha que não houve nenhuma menção de novamente ser proposto nas campanhas salariais posteriores. Até mesmo o “pai” do acordo bianual, o secretário-geral da Fentect, José Rivaldo Talibã, foi obrigado a adotar o slogan “acordo bianual nunca mais”.
Talibã fez essa campanha mesmo ele e o PT sendo favoráveis ao bianual devido à imensa rejeição dos trabalhadores. Fica claro que os trabalhadores impuseram essa derrota para a burocracia sindical do PT e do PCdoB. Ou seja, derrotaram através da luta e da mobilização da categoria, derrotaram porque foi feita uma ampla denúncia do acordo bianual e os trabalhadores logo perceberam, através da discussão, que o acordo era uma armadilha patronal, e não com novos sindicatos ou federações. A campanha foi realizada a partir da luta e se apoiando nos trabalhadores, esclarecendo os trabalhadores e não nos aparatos sindicais.
A campanha contrária que está sendo feita pelo PSTU/Conlutas é o oposto desta realidade, a de que a burocracia sindical é impossível de ser derrotada e é preciso de um novo aparato de organização. Uma verdadeira farsa que revela apenas que o PSTU/Conlutas não quer derrotar os pelegos.
Em toda a campanha contra o acordo bianual o PSTU/Conlutas não teve nenhuma participação, somente atuou contra o bloco de oposição formado por 17 sindicatos contra o bianual.

E por que a federação anã dos petroleiros comandada pelo PSTU/Conlutas assinou 3 acordos bianuais?

Nos petroleiros a FNP, ou federação anã, e o PSTU/Conlutas assinaram os 3 acordos bianuais e não denunciou em nenhum momento esse tremendo ataque porque não são contrários ao bianual.
Se fossem contrários estariam realizando campanhas e mobilizando os trabalhadores para evitar a assinatura dos acordos bianuais. Como não tem ninguém, ou nenhum grupo realizando uma campanha ampla na categoria contra o acordo bianual, a FNP não vê problema na assinatura desses acordos.
Nos Correios a situação foi de que havia uma ampla campanha realizada pelo PCO e por outros grupos que forçaram o PSTU/Conlutas e os sindicatos da Federação Anã a se colocarem contra o acordo bianual, mas que na verdade não eram contrários a esse tipo de acordo. Foi uma divergência imposta a eles pela mobilização dos ecetistas senão teriam assinado sem problema e oposição alguma. Como efetivamente estão fazendo nos petroleiros.

Mais “pelega” que a Fentect

Nesse sentido a Federação Anã do PSTU/Conlutas é muito mais “pelega” que a Fentect, pois assinaram já 3 acordos bianuais que só favoreceram os patrões e sua política de destruição da Petrobrás, enquanto que a Fentect assinou apenas um e já desistiu desta política por pressão das bases. No jogo para ver quem é mais pelego o placar mostra com toda a clareza: 3 x 1 para a federação anã! Conseguiram, como uma direção de “puros” antigovernistas da Conlutas ser mais pelegos que a organizaçãoo dirigida pelo PT governista que conta com cerca de 300 sindicalistas em cargos na estatal!
A FNTC não vai ser mais combativa e de luta do que a Fentect, pelo contrário vai atuar ainda mais contra os trabalhadores conforme o exemplo do seu “clone” nos petroleiros. Desafiamos qualquer pessoa a refutar nosso argumento de que FNTC vai ser mais pelega que a Fentect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário