ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 12 de novembro de 2011

Bando dos Quatro não quer fazer nada contra as retaliações


Os sindicalistas do Bando dos Quatro (PT-PCdoB-PSTU-Psol) que formam a maioria da federação, se recusam a tomar providências em relação à série de retaliações sofridas pelos grevistas nos setores



Nesta terça-feira, dia 8, ocorreu a reunião da diretoria colegiada da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios) para discutir os casos de retaliações que estão sendo denunciados em todo o País após a greve dos Correios.
Na reunião, como já era esperado, o Bando dos Quatro (PT-PCdoB-PSTU-Psol), que forma a maioria da federação, mostrou que não tem o menor interesse em fazer alguma coisa a favor do trabalhador. A única medida que a maioria da diretoria da Fentect conseguiu aprovar foi a realização de um Consin (Conselho de Sindicatos).
A proposta de um Consin nada mais é do que uma reunião entre os burocratas sindicais do Bando dos Quatro de cada um dos sindicatos que ganham uma viagem a Brasília, com tudo pago para fingir que fazem alguma coisa pela categoria, quando na realidade todo mundo sabe que foram eles os responsáveis pela traição escandalosa na greve. Quer dizer, os maiores responsáveis pelas retaliações que estão acontecendo, os que comandaram a debandada geral da greve querem fazer demagogia de que estão fazendo alguma coisa, quando eles mesmos sabem que o Consin não vai dar em nada.
Mais absurdo ainda é que na reunião, diante da proposta da corrente Ecetistas em Luta de realização de um Conrep para aprovar a greve geral, o Bando dos Quatro apresentou a vergonhosa e descarada desculpa de que a Fentect não tem dinheiro. São tão cínicos que, na mesma reunião, todo o Bando dos Quatro (do PT ao PSTU) aprovou um seminário em Buenos Aires que custará mais de R$ 10 mil para a federação.
A proposta da oposição Ecetistas em Luta foi a de realizar um Conrep (Conselho de Representantes da Fentect) de emergência que reunisse representantes de todo o País para aprovar o estado de greve contra as retaliações com indicativo de greve para dezembro.
O Bando dos Quatro, que se opôs à proposta para realizar um Consin que não vai dar em nada, sabe que a empresa está retaliando os trabalhadores de caso pensado. Há uma série de questões que dão margem a uma greve legal da categoria, já que está mais do que provado que a empresa está descumprindo o acordo em uma série de pontos.
A greve em dezembro seria uma grande arma dos trabalhadores para pressionar a empresa a recuar diante dos ataques. A greve também daria novo impulso à luta contra a privatização, já que está claro que as retaliações são uma das faces da privatização dos Correios, pois é ao mesmo tempo um ataque ao direito de greve dos trabalhadores e uma forma de aumentar a exploração. Toda essa situação se agrava em dezembro com o aumento absurdo de carga devido às festas de fim de ano, os trabalhadores já estão começando a sentir esse aumento da carga nos setores.

Federação anã: os mais pelegos dos pelegos

Diante da paralisia do Bando dos Quatro que forma a maioria da direção da Fentect, vale uma nota sobre o papel e a atuação dos sindicalistas da Federação anã, que o PSTU/Conlutas quer criar. A Federação anã atua de forma mais pelega do que a própria burocracia sindical do PT e do PCdoB.
Na reunião da Fentect ficou clara a paralisia dos representantes da Federação anã. Eles não fazem nada e nem denúncias dos setores eles levaram para a reunião.
Essa paralisia tem uma explicação muito simples. Vários sindicalistas da Federação anã não cancelaram a liberação sindical durante a greve. Isso significa que eles não estão sofrendo nem um pouco com as retaliações da empresa. Sendo assim, mostram que não têm a mínima preocupação com o trabalhador.
Também pudera, ao mesmo tempo em que não se movimentam pelo trabalhador, os sindicatos da federação anã estão participando de uma federação paulista dos Correios junto com o PCdoB/CTB. A Federação anã criada pelo PSTU/Conlutas reafirma seu namorico com os traidores do PCdoB em São Paulo.

A desmoralização do Bando dos Quatro

Na reunião ficou mais evidente a desmoralização da maioria da direção da Fentect. O Bando dos Quatro perdeu completamente o apoio na categoria, depois de inúmeras traições e dessa em particular. A empresa, logicamente sabe que esses sindicalistas do Bando dos Quatro não têm mais nenhum apoio e está cortando os privilégios desses sindicalistas.
Sem apoio nenhum, o Bando dos Quatro não tem moeda de troca para barganhar privilégios com a direção da empresa. A empresa sabe que o Bando dos Quatro não tem autoridade nenhuma diante dos trabalhadores, que durante a greve, os trabalhadores simplesmente passavam por cima das tentativas de acordo.
Fica evidente que a falta de ânimo do Bando dos Quatro deve-se ao fato de que a empresa sabe que esses sindicalistas não cumprem mais nenhum papel. Sendo assim, os privilégios que estão acostumados a receber da empresa, em troca de uma traição ou qualquer baixaria contra o trabalhador, estão vindo a conta gotas.
Está na ordem do dia a organização da categoria por fora da burocracia sindical do Bando dos Quatro. Os trabalhadores já mostraram sua força de mobilização, é necessário passar por cima de uma vez por todas da burocracia sindical e organizar a greve em dezembro, contra as retaliações e a privatização da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário