ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Trabalhadores não têm descanso e têm que compensar as horas em locais distantes

Os carteiros do CEE Aclimação foram convocados a trabalhar em todos os fins de semana depois da greve, sem um dia de repouso
Os trabalhadores do CEE (Centro de Entrega de Encomendas) Aclimação, localizado na zona Sul de São Paulo, estão denunciando que a chefia, a mando da direção da ECT, está convocando os trabalhadores grevistas pelo terceiro fim de semana consecutivo para compensar os dias parados da greve.
Muitos desses trabalhadores estão sem descanso, já que boa parte do efetivo já trabalha aos sábados e foram convocados para compensar as horas no domingo. É um ataque a um direito elementar dos trabalhadores de terem pelo menos um dia de repouso na semana, garantido pela própria CLT.
Essa situação, que demonstra a verdadeira ditadura contra os grevistas por parte da direção da ECT, do governo do PT e do TST, está se repetindo em diversos setores no País, é um ataque ao direito de greve.
A ditadura da chefia é tanta que os trabalhadores foram convocados a trabalhar em outros setores. No primeiro fim de semana logo depois da greve, os trabalhadores foram convocados para repor o serviço atrasado no próprio setor. Nos fins de semana seguintes, no entanto, foram chamados a trabalhar em outros CEEs e CDDs (Centro de Distribuição Domiciliária).
Os trabalhadores denunciaram que a chefia sequer consultou e comunicou com antecedência os trabalhadores sobre as regiões que seriam mandados. Muitos foram enviados para trabalhar no domingo em setores distantes, alguns foram mandados para Santo André e São Bernardo, por exemplo, outras cidades e ninguém sabe quem vai arcar com o vale transporte.
O abuso é tanto que muitos trabalhadores começaram a se recusar a aceitar a convocação.
Houve casos inclusive de assaltos aos trabalhadores. Uma companheira que aderiu à greve foi obrigada a trabalhar em outro setor e foi assaltada enquanto fazia a entrega. A companheira é carteira, mas estava trabalhando no setor administrativo, mesmo assim, como retaliação à participação na greve, a chefia mandou a companheira para fazer a entrega no CEE Santa Catarina. A trabalhadora foi assaltada e teve inclusive seus pertences pessoais roubados.
Os carteiros já sofrem normalmente o risco de assaltos, risco que aumenta quando os companheiros são chamados a trabalhar em regiões desconhecidas. Além de querer escravizar a categoria, a direção dos Correios está colocando em risco a vida e a segurança dos trabalhadores.
Essa escravidão, no entanto, está com os dias contados. Muitos trabalhadores estão boicotando as convocações e em Minas Gerais, a diretoria do Sintect-MG, dirigido pela corrente Ecetistas em Luta, ganhou liminar que garante aos trabalhadores o direito ao repouso semanal, prevendo inclusive multa à ECT caso seja descumprida a determinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário