ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A direção da ECT quer garantir que o trabalhador esteja sendo bem explorado





As chefias que conseguirem mostrar que estão submetendo os trabalhadores a uma maior exploração ganham uma medalhinha



De tempos em tempos, nos setores dos Correios, é feita uma auditoria pela direção da ECT que serviria para avaliar as condições de trabalho na empresa. Na prática, no entanto, essa auditoria não é nada mais do que uma maneira das chefias disputarem as estrelinhas de funcionário-padrão.
Todo mundo conhece s condições de trabalho nos setores dos Correios. Em todos os lugares faltam funcionários, os trabalhadores têm que dar conta do excesso de serviço, os materiais de trabalho, quando não faltam, são precários, isso para não enumerar outros pontos que são responsáveis pela enorme quantidade de trabalhadores afastados por doenças ocupacionais etc.
O que as chefias fazem então quando os auditores vão para o setor para avaliação? É simples: promovem um verdadeiro corrre-corre para maquiar, esconder e falsificar o que realmente acontece no setor.
Na última semana, foi a vez do CTE (Centro de Tratamento de Encomendas) Saúde, na Zona Sul de São Paulo receber a ilustre visite dos auditores da ECT.
A situação já virou uma comédia, tamanho é o ridículo do que ocorre. Primeiro, porque, diga-se de passagem, os auditores que visitam o setor, nitidamente não têm a menor ideia do que é o trabalho dos Correios.
Em segundo lugar, assim que a chefia fica sabendo que receberá a visita dos auditores da ECT tem-se início uma verdadeira operação de esconde-esconde. Tudo fica ainda mais ridículo em um setor como o CTE Saúde, reconhecido nos Correios como um setor com as piores condições de trabalho.
A visita dos auditores no setor não ajudou a melhorar a situação de trabalho, mas com a maquiagem feita pelo corre-corre da chefia é provável que a direção da ECT dê uma medalhinha para o setor, em congratulação aos serviços prestados contra o trabalhador. Quem mais sofre com essas visitas-farsa é o trabalhador, que é obrigado a trabalhar mais, a fazer coisas diferentes do que é o seu trabalho rotineiro e fica submetido a um maior assédio moral das chefias que são capazes de exigir coisas que impossíveis só para mostrar competência aos auditores da ECT.
Com toda essa história, fica fácil perceber para que realmente serve essas auditorias nos setores. É um mecanismo que os patrões da ECT utilizam para garantir que os trabalhadores estejam sendo devidamente explorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário