ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Contaproposta pra quê?!

Depois de apresentar proposta de “reajuste” de míseros 3% à categoria, a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos cobra da representação sindical dos trabalhadores a apresentação de uma “contraproposta”... É preciso, primeiro, começar a negociar seriamente

4 de setembro de 2012


A direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) deu mais uma demonstração de que não leva os trabalhadores a sério.

Além de ignorar as mais de 80 reivindicações contidas na pauta apresentada pela categoria em julho, a direção da ECT insultou a categoria ao apresentar, no mês passado, uma proposta de “reajuste” de 3%. O valor, ínfimo, não é suficiente sequer para cobrir as perdas com a inflação no último ano.

Economizando à custa dos trabalhadores, a ECT procura ainda transferir suas responsabilidades para os trabalhadores. Em um artigo publicado no úlitmo dia 28 em seu “blog” na Internet, a empresa procura dar a entender que a greve da categoria - marcada para zero hora do dia 11 de setembro - não teria porquê acontecer.

O “argumento” escolhido pela representação patronal é o de que a pauta de reivindicações econômicas apresentada pelos trabalhadores representa um acréscimo de R$ 25 bilhões na folha de pagamento da empresa e que esse valor seria insustentável. A empresa, no entanto, não afirmou até agora qual seria o valor “cabível”.

O “reajuste” de 3% oferecido por ela não pode ser levado a sério. Nem mesmo o mais conservador dos juízes do trabalho aceitaria que, em um eventual dissídio, o reajuste pudesse ser menor que a inflação.

A “resposta” da ECT: negociar depois de negociar

Para a direção da Empresa, a “solução” ideal seria que os trabalhadores aceitassem os 3% e se conformassem com isso. Para tanto, a Empresa prometeu realizar “mesas de discussão”, uma vez fechado o acordo coletivo, para discutir as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores.

Querem que a categoria aceite calada o reajuste que não reajusta e se conforme com as negociações que não negociam...

De quem, então, é a responsabilidade por apresentar uma “contraproposta”?

A ECT não quer negociar com os trabalhadores.

A empresa afirmou, no dia 31 em seu “blog”, que “pela ordem, cabe, agora, os sindicatos apresentarem nova proposição para as negociações avançarem”.

Mas, desde que a Fentect apresentou a pauta de reivindicações da categoria em 26 de julho, a direção da empresa não apresentou qualquer resposta concreta aos mais de 80 pontos contidos na pauta. Nenhuma sequer!

Nas reuniões de negociação, apenas 15 dos 80 pontos foram apresentados oralmente pelos representantes dos trabalhadores. A bancada patronal suspendeu as negociações sem se incomodar em ouvir o restante das reivindicações.

Fazem isso porque já não esperavam, desde o começo, que a negociação fosse levada a sério.

O mais próximo que a ECT chegou de uma resposta às reivindicações dos trabalhadores foi afirmar que boa parte delas não poderia ser negociada.

Assim, as horas extras, as convocações aos finais de semana, a contratação de mais empregados, o fim da terceirização e a privatização da empresa não seriam discutidos com vistas a inclusão de uma resposta formal da empresa no Acordo Coletivo.

A empresa não apresentou uma verdadeira resposta às reivindicações dos trabalhadores. Os 3% oferecidos por ela são um insulto à categoria.

Se fosse um diálogo, a negociação da campanha salarial poderia ser resumida da seguinte maneira:

Trabalhadores: “queremos 43,7%”

Empresa: “não ofereço nada. Qual a sua contraproposta?”

A Empresa, cinicamente, quer forçar os trabalhadores a rebaixarem sua reivindicação salarial e a abrir mão das demais reivindicações da sua pauta.

A direção da ECT deixou claro que não pretende, nem nunca pretendeu, negociar seriamente com os trabalhadores.

A questão central, no entanto, é que não se trata agora de apresentar uma “contraproposta”. Caberia à direção da ECT mudar de conduta e levar a sério as reivindicações da categoria, caso deseje realmente evitar o inevitável: que os trabalhadores cruzem os braços e saiam à luta em busca do que lhes pertence.

Greve nos Correios

Com base nas campanhas salariais anteriores e em defesa dos interesses da categoria, a Fentect e o comando nacional de negociação da campanha salarial (composto por um representante de cada sindicato regional e de seis representantes da Federação) já havia marcado, antecipada e corretamente, um indicativo de greve para a zero hora do próximo dia 11.

Diante da intransigência da ECT, a decisão provou ser a mais acertada. A categoria ecetista deve se mobilizar e organizar a greve para o próximo dia 11 porque já ficou claro que a empresa não quer levar a sério os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário