ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 15 de setembro de 2012

Em defesa do Comando de Mobilização e da unidade contra os pelegos
 

Está em marcha a tentativa de destituir o Comando Nacional de Mobilização e Negociação dos trabalhadores dos Correios

 
Diretorias sindicais ligadas ao bloco minoritário (PT/Articulação e PCdoB) e à chamada “Federação Anã” (FNTC) estão encaminhando à Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios o pedido para que seja convocado um Consin (Conselho de Sindicatos), ou algum tipo de reunião plenária com os representantes sindicais para “unificação” do calendário de greve da categoria.

A ideia foi expressa por sindicatos e pelo Informe número 14, assinado por uma minoria de representantes do próprio Comando. No Informe de número 15 do dia 14 de setembro, a ideia da Plenária de “todos” os Sindicatos, ou Consin já não aparece, mas se mantém a ideia de que a unificação da greve da categoria deve esperar até o dia 18 de junho.

Desta forma o Comando parece estar respondendo à necessidade de unificação da categoria, quando na verdade está amarrando a greve e impedido a verdadeira unidade que importa aos trabalhadores, contra os pelegos da Articulação, a máfia sindical que dirige o Sintect-SP e Sintect-RJ (PCdoB/CTB) e a empresa.

Isso mesmo depois de a ECT ter protocolado o dissidio coletivo.

É preciso ter claro que tudo isso representa um golpe. Uma das mudanças mais importantes promovidas pelo XI Contect foi justamente transformar o Comando de Negociação e Mobilização em um instrumento democrático com a representação de todos os estados e regiões do País.

Essa foi uma das mudanças com mais apoio nas bases, justamente porque tira a campanha da corriola da burocracia sindical, ou exclusivamente de dirigentes sindicais, e permite a participação de trabalhadores de base.

Aliás, essa foi a mudança significativa que também aconteceu na própria Fentect. A substituição dessa burocracia, por trabalhadores de base, ou mais diretamente ligados à luta da base da categoria.

Durante a Campanha Salarial este Comando é quem acompanha e orienta as bases através dos informes o andamento das negociações é justamente esse Comando.

Da forma como está organizado o Comando nesta Campanha Salaria, com um representante por base sindical, ele já é uma espece de plenária dos sindicatos. Com uma diferença: não é composto exclusivamente por diretores de sindicatos, mas por trabalhadores da base, como é o caso de Alagoas e Goiás.

Do mesmo jeito que havia razão para o adiamento da greve, não há razão para nesta altura da Campanha destituir o Comando para convocar um Consin ou plenária. Inclusive porque o Consin tem representantes das diversas forças políticas, inclusive das pretendiam rachar com a Fentect. A Federação Anã (Conlutas/PSTU), por exemplo, não estão na diretoria colegiada, mas tem membros no Comando.

É o Comando que tem de se reunir e deliberar a respeito do acordo coletivo da categoria. Ainda mais agora que está em marcha o dissidio coletivo com audiência marcada para o dia 19.

Aliás, essa é também mais uma razão para a deflagração imediata da greve, para a organização dos trabalhadores para ir à Brasília protestar em defesa de suas reivindicações.

Não há razões que justifiquem um chamado do Consin ou “plenária unificada”, a não ser que o objetivo seja única e exclusivamente trazer para a Federação e para a Campanha, de contrabando, a máfia sindical do PCdoB. Já que se for para reunir “todos” os sindicatos, a máfia estaria convocada. Foi com esse mesmo propósito que o PSTU/Conlutas apoiou desde o início a data de greve apresentada pelo PCdoB e agora levou parte do Comando e de sindicatos a cair nesse mesmo erro.

Nesse momento a proposta representa colocar o Comando e a própria Campanha Salarial nas mãos dos maiores traidores do movimento sindical dos Correios e daqueles que querem destruir a unidade da categoria através da destruição da Fentect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário