ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O truque do rebaixamento da pauta: para que serve?

Correios: Vale a pena ver de novo?
Novamente na campanha salarial dos correios está sendo divulgada a eterna proposta de rebaixamento da pauta. Qual é exatamente o sentido desta proposta? Ela tem alguma utilidade para a luta sindical ou é simplesmente uma proposta inócua? Ou pior, uma proposta patronal

Vamos analisar a questão em detalhe?


Estamos pedindo demais?



A Fentect, em seu XI Congresso, por consenso, aprovou uma pauta que prevê um reajuste salarial e aumento de 43,7% e diversas cláusulas sociais.


Imediatamente, os sindicalistas patronais passaram a falar que a pauta era um exagero.

O único exagero possível, no entanto, estaria em que os trabalhadores reivindicassem aquilo que não precisam ou a que não têm direito, nem mais nem menos.

A função da pauta de reivindicação não é agradar o patrão, mas espelhar as verdadeiras necessidades e todas as necessidades dos trabalhadores.

Quem diz que a Fentect está pedindo demais ao levantar as reivindicações que os trabalhadores sentem no seu dia a dia como necessidade tem uma posição clara de defesa do interesse do patrão contra o interesse do trabalhador.


Pedir menos facilita a negociação?



Essa ideia nem é lógica nem nunca foi comprovada pela prática.


Pela lógica, quanto menos você pede, menos você ganha. Será que são mais bem pagas as categorias que pedem menos, reivindicam menos, fazem menos greve? Todo mundo sabe que isso não é verdade.

Por outro lado, nunca se viu nem nos correios nem em outras categorias que os patrões aumentassem a sua oferta porque os sindicatos pediram menos ou rebaixaram a sua proposta.

Nesta campanha salarial, os sindicatos de S. Paulo e Rio de janeiro, dirigidos pelos pelegos do PCdoB, já começaram com um pauta rebaixada e depois a rebaixaram mais ainda. Alguém viu a direção da ECT mudar a sua posição? Não.


Os sindicatos devem apresentar contraproposta?



Não. Quem deve apresentar contraproposta é a empresa. O trabalhador pede o que precisa e a empresa atende ou não se quiser ou se puder.


Se não há acordo, há greve. Se a empresa aumenta a sua contraproposta, os trabalhadores devem decidir se podem conseguir mais, devido à sua força ou se devem aceitar esta nova proposta.

O que decide, finalmente, é a relação de forças e não um truque na negociação.


Por que os pelegos apresentam uma pauta sempre rebaixada?



Sindicatos como bancários e professores, dirigidos pelo PT, sempre apresentam proposta baixas.


A função desta proposta baixa é enganar o trabalhador.

Se você pede 10% e 200 de aumento linear como fez o PCdoB, se a empresa oferecer 5% ou 6% vai parecer uma vitória para o trabalhador ingênuo, apesar de ser uma derrota. Se a empresa oferecer 80,00 de reajuste linear vai parecer um bom resultado, embora o trabalhador só esteja perdendo.

O rebaixamento da pauta tem esta função, serve para enganar o trabalhador dando a entender que a reivindicação foi atendida quando o que foi atendido realmente foi o desejo do patrão.

Rebaixamento da pauta é truque de pelego para agradar o patrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário