ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

sábado, 17 de setembro de 2011

Campanha salarial em São Paulo: trabalhadores querem lutar, mas sindicato não faz nada

A adesão à paralisação é muito alta e os trabalhadores fazem uma greve forte apesar do sindicato não fornecer carro de som, ônibus para todos os trabalhadores e sequer publicar boletim informando a situação da greve
Como já era esperado, os trabalhadores mantiveram a greve, uma vez que não houve novas negociações.
 A adesão à greve é seguramente uma das maiores dos últimos anos. Em São Paulo,  a greve é extremamente forte, com inúmeros setores apresentando mais de 70% de adesão. Em alguns grandes centros de triagem a paralisação é ainda maior, com destaque para o CTE Saúde (Centro de Tratamento de Encomendas),  e o CTP Jaguaré onde as paralisações são ainda maiores.
A greve em São Paulo acontece apesar da ação (ou falta de ação) do sindicato dos Trabalhadores do Correio, dirigido pelo PCdoB/CTB. A paralisação é uma iniciativa dos próprios trabalhadores, demonstrando a enorme tendência de luta da categoria. Tanto que mesmo com as dificuldades que a diretoria do sindicato está tentando impor, os trabalhadores encheram novamente a assembleia. No CTP Jaguaré, quase houve briga, pois o diretor do sindicato, simplesmente colocou pra fora do ônibus vários trabalhadores, alegando que a lotação estava completa.
Com medo justamente de que a mobilização dos trabalhadores saia do seu controle completamente, a diretoria do sindicato está convocando as assembléias da greve para um local fechado e de difícil acesso, tirando as assembléias da Praça da Sé, local onde tradicionalmente aconteciam.
Nesta greve não existe sindicato, os trabalhadores fazem o piquete sozinhos, pois sequer carros de som são colocados nos setores. Os diretores, quando aparecem, vem na qualidade de observadores, para colher informações e verificar quanto os trabalhadores vão resistir.
É visível que estão em compasso de espera, como a direção da ECT, para vencer pelo cansaço.
Até agora, entrando no terceiro dia desde a primeira assembléia que decretou a greve, a diretoria do Sintect-SP sequer publicou um boletim com informações da paralisação nacional. A categoria se informa pela internet e pelas redes sociais.
Para evitar a traição da greve é necessário uma verdadeira discussão nas assembleias sobre a organização da greve, com o direito dos trabalhadores fazerem propostas. Não às assembleias onde só falam a dupla PCdoB-PSTU/Conlutas e seus convidados.
-         - Carros de som em todos os setores, para fortalecer os piqueteiros;
-         -  Boletim do sindicato com as informações sobre a greve nacional e sobre a paralisação nos setores de São Paulo;
-          - Ônibus e vãs suficientes para trazer todos os trabalhadores para a assembleia;
-         -  Não à assembleia no curral do PCdoB, assembleia na praça da Sé, como é tradição das greves do correio, com direito a que todos os trabalhadores apresentem suas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário