ESSE BLOG MUDOU

PARA CONTINUAR ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DOS CORREIOS ACESSO AO LINK olhovivoecetista.wordpress.com
Este blog será desativado em 30 dias

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Núcleo Nacional dos Petistas da ECT sai em defesa da privatização

O Núcleo Nacional dos Petistas da ECT divulgou na última sexta-feira, 16, uma nota oficial sobre a atual situação dos Correios e sobre a mobilização da categoria. A nota além de fazer uma defesa aberta da privatização dos Correios, ainda se coloca contra a luta dos trabalhadores.
Os petistas defendem que os trabalhadores não se mobilizem, não organizem piquetes nem muito menos protestos contra os ataques do governo Dilma Rousseff sob o pretexto que os trabalhadores não poderiam cair na "radicalização" da oposição. É evidente que o objetivo da nota é defender o governo e a entrega de mais uma estatal para as mãos dos capitalistas internacionais.

Veja a íntegra da nota do Núcleo Nacional dos Petistas da ECT:

Nós do Núcleo Nacional dos Petistas da ECT, após analises da conjuntura nacional e internacional, nos manifestamos sobre o movimento paredista nos Correios da seguinte forma:


Um breve histórico:

A ECT desde sua transformação em Empresa passou por vários momentos de mudanças, acompanhando o mercado e readequando sua estrutura organizacional e administrativa, sendo que por ter vindo anteriormente de uma estrutura militar, criou uma hierarquia dura que não tinha foco no ser humano o no seu desenvolvimento. Investiram maciçamente nos processos internos e travamos por anos a fio uma intensa batalha com dos setores progressistas que sempre lutaram por democracia e transparência na ECT. Essa luta sempre causou grandes atritos com o movimento sindical que se organizara.
Dentro deste contexto as lutas se acumulavam ao mesmo tempo em que se exigia a necessidade de construir uma empresa firme e forte que desempenhasse um serviço publico e de qualidade. Sendo assim, o movimento sindical se organizou e planejou e se fortaleceu através principalmente da FENTECT e do incansável trabalho da militância petista e do apoio sempre presente do PT – Partido dos Trabalhadores. No momento que nossa luta floresceu pudemos colocar um operário a ser Presidente do Brasil e os trabalhadores dos Correios foram à categoria que mais se engajou nesta empreitada, derrotando o projeto capitaneado pelo PSDB e seus asseclas incrustrados nas posições de comando nos Correios que a todo o momento queria impor ao país o projeto neoliberal.
Com a vitória do companheiro Lula, houve um divisor de aguas que criou um marco de transformação na ECT, pelo nosso engajamento e compromisso com o Governo Lula, foi retirado de pauta do Congresso Nacional o PL 1491/99, que categoricamente privatizava os Correios, com isso, os trabalhadores avançaram na manutenção e crescimento da empresa. Logicamente isso era um novo recomeço, o movimento sindical conquistara uma grande vitória para toda a sociedade. Sabíamos da nossa responsabilidade para com a empresa e para com a sociedade, acima de quaisquer questões que não fossem a melhoria continua das condições de trabalho e da melhor forma de prestar o melhor serviço à sociedade brasileira.
Com a grande vitória do companheiro LULA e do PT nas eleições gerais de 2002, os companheiros PeTistas passaram a outra condição à frente da ECT, de lideres sindicais passamos a condição de gestores dos Correios, a partir desse momento todos os sonhos que tínhamos enquanto lideranças sindicais poderiam se concretizadas e realizadas dentro do seio da ECT. Assim o fizemos, realizamos mudanças estruturais e conjunturais dentro da corporação, quebramos amarras e velhos conceitos, dinamizamos a gestão e a coordenação da empresa passou a ser direcionada por nós, companheiros PeTistas orgânicos e organizados.

Análise da Conjuntura

Agora, mas do que nunca, evidenciasse uma luta interna na ECT em que pessoas ligadas a partidos de oposição ao projeto do Governo da Presidenta Dilma, como os conhecidos PSDB, DEM, PSTU, PSOL e PCO, tentam através da luta sindical se contrapor ao governo utilizando a ECT como elemento de manobra, evidenciasse que o movimento paredista atual que deveria ter como elemento motriz a melhoria das condições salariais e estruturais da ECT, tem se pautado muito mais por uma encaniçada luta politico partidária em que a disputa maior é pela governabilidade, a tentativa é de desestabilização do atual Governo Dilma, através da desestabilização da diretoria da empresa. Por isso, não podemos aceitar que pessoas ligadas aos partidos de oposição intentem contra a ECT e contra o Governo, nesse momento tão delicado para os trabalhadores dos Correios, utilizem a greve como uma forma de conturbar o ambiente interno via movimento sindical.
A atual direção da ECT vem empreendendo esforços na modificação estrutural da empresa e notamos grandes avanços nesse ano, ano em que efetivamente o Partido dos Trabalhadores assumiu o comando do Ministério das Comunicações e, por conseguinte o comando de sua principal estatal, os Correios. Estamos verificando que paulatinamente a direção da empresa tem procurado melhorar as condições de infraestrutura que foi ao longo dos anos dilapidada por gestões que não tinham comprometimento com o país e nem com o serviço público.
A resolução dos problemas do concurso público que há dois anos vinha se arrastando é uma prova cabal do foco dessa gestão e hoje temos novos empregados ingressando na corporação ajustando dessa forma o efetivo, as PLRs 2011 e de 2012 foram debatidas e aprovadas através do processo negocial com a FENTECT, caso que nunca acontecera. A licitação do Banco Postal e a entrada do Banco do Brasil nessa parceria com os Correios foi uma grande conquista do Presidente Wagner Pinheiro, que por sua experiência conseguiu esse grande resultado financeiro para a organização. Ainda verificamos problemas de logística de transporte do modal aéreo que podemos testemunhar são alvos de muito trabalho para serem resolvidos na VIRAD e temos a certeza em pouco tem também serão equacionados para acabar com os entraves ao pleno desenvolvimento da ECT. A infraestrutura patrimonial e predial nas várias regionais está tendo atenção devida e acreditamos piamente que serão solucionadas e as DR´s estão poderão usufruir de melhores instalações.
A medida provisória 532 que tramitou no Congresso Nacional e foi aprovada na Câmara e no Senado, é, com certeza, a maior ação realizada na ECT nos últimos anos, isto permitirá a empresa uma maior mobilidade e flexibilidade em seu raio de ação, transportará a ECT a um novo patamar de negócios indicados aos Correios um potencial de crescimento ilimitado, permitindo que projetemos para o futuro, perspectivas de crescimento em alta escala. Portanto, sem sombras de dúvidas a atual gestão da ECT está sendo o diferencial na administração federal, modernizando e transformando a ECT em empresa de classe mundial.

Nossa Posição

Assim sendo, nós do Núcleo Nacional Petistas da ECT, não podemos e nem devemos perder de vistas as conquistas obtidas por essa administração, que até gora tem se pautado pela negociação, e buscado sempre a melhor forma de crescimento com sustentabilidade e fortalecimento da gestão participativa com seu público interno e externo. Como Petistas, compreendemos a responsabilidade do momento, não só para o que é bom para a empresa, mas também para o que é bom para seus trabalhadores. Queremos e continuaremos lutando pelo nosso governo e pelos trabalhadores, não podemos ser massa de manobra daqueles que quando estavam na direção nada fizeram exemplo da ADCAP que é uma ferrenha opositora da atuação sindical e nunca aceitou a FENTECT como legitima representante dos Trabalhadores dos Correios em negociações trabalhistas e se manifesta nesse momento favorável a greve e a radicalização do movimento, simplesmente para defender sua reserva de mercado nas funções de confiança. Esses mesmos que sempre avaliavam serem os donos da ECT. Por isso nos posicionamos a favor da retomada imediata do processo negocial, sem imposições e/ou ameaças, buscando uma saída negociada para o impasse hoje estabelecido, que efetivamente contemple os reais interesses da classe ecetista, da empresa a qual defendemos e do governo federal.
Por isso conclamamos a todos os Petistas da ECT a não radicalizarem como querem os inimigos do PT e do Governo Dilma, pois a possibilidade da retomada das negociações existe e iremos juntos com a FENTECT, com a direção da ECT, com os nossos representantes interagir para que não haja retrocessos e/ou falta de habilidade na condução do processo negocial nos Correios. Queremos levar os Correios a poder realizar a melhor prestação de serviços à sociedade brasileira, queremos integrar as diversas comunidades e ver os Correios ser o elemento indutor do desenvolvimento e do progresso da Nação Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário